25/03/2013

Meia Maratona de Lisboa 2013 - report by José Agapito

Se apenas uma palavra houvesse para descrever o que aconteceu ontem, seria ESPANTO.

Mas vamos por partes...

Antes da prova

Acordei um pouco mais cedo do que é habitual para esta prova e às 07:50 já estava nas imediações da estação Roma-Areeiro. Pouco tempo depois os restantes Pernas de Gafanhoto começaram a chegar e pelas 08:30 apanhámos o comboio rumo ao Pragal. Sentia-me bem, embora o cansaço dos últimos dias me fizessem pensar que poderia não fazer os ambicionados 01:47:00. Ao chegarmos ao Pragal vi que tinha sido uma decisão acertada a de marcar ponto de encontro 20 minutos mais cedo. Ainda estava relativamente pouca gente e, após uma curta pausa, dirigimo-nos para a ponte.09:15 estávamos já nas portagens e o tempo de espera foi passado com relativa rapidez, em amena cavaqueira com os restantes elementos da equipa.

Dois anciões preparam-se para encrencar a partida dos atletas de elite

Já falta pouco...

A sério, já falta pouco...


A dada altura, um dos meus colegas de equipa deu-me a dica de que, pelos meus treinos, poderia adoptar uma passada uns 10 segundos abaixo do que andava a fazer... o que me daria 04:56. Achei areia a mais para a minha camioneta, mas aquilo ficou-me a matutar na cabeça...

0 a 5 km

Após a partida, a minha preocupação era não perder muito tempo na ponte e sobretudo não deixar que os "turistas" me deixassem atrasar. Assim, esqueci de todas as regras de boa educaçao que me ensinaram e substitui todos os "com licença" por cotoveladas determinadas quando assim se justificou. Ao sair da ponte, tinha já dois quilómetros feitos ambos abaixo dos 5min/km e uma folga de 30 segundos face ao meu objectivo. Como estava bem solto, aproveitei para cavar mais o fosso entre a meta proposta e o tempo real. Aos 5km tinha já 1 minuto de avanço sobre o tempo planeado, o que talvez me desse jeito para a quebra que inevitavelmente teria lá pelos 15km.

6 a 10km
Após o abastecimento e estando na companhia de um colega de equipa estreante na distância, mas um grande especialista nos 10km, procurei disciplinar um pouco a passada e tentar entrar no ritmo planeado (05:06/km). A passagem pelo Cais da Ribeira das Naus (estreito e empedrado - não gostei), também ajudou a "entrar nos eixos" e fazer quilómetros mais próximos dos 05min/km.

11 a 15km
Após passar a barreira dos 10 km e entrar em terrenos mais calmos e depois de passarmos por baixo da ponte, comecei a testar a aceleração, aumentando a velocidade aqui e ali. Senti-me bem, surpreendentemente, pelo que continuei a cavar mais o fosso em relação ao que tinha planeado. Todavia, entre os 14 e 15 km tive aquilo que pareceu um ameaço de quebra, talvez por ter sido obrigado a fazer dois abastecimentos de água seguidos e só ter tido oportunidade de beber powerade pelos 12km.

16 a 21,095km
Fosse do powerade a entrar no organismo, dos treinos ou da vantagem que já levava, voltei-me a sentir solto e, dado o pouco vento e como o retorno era já ali aos 18km,pus os dois pés no acelerador rumo a Algés

Nesta altura pus-me a pensar que talvez aquela ideia do meu colega não fosse tão descabida assim e comecei a acreditar que fazer 01:45 era possível. Olhava para o relógio de quando em vez e mesmo com quebra lá pelos 19km e contando com dois possíveis malhos na zona das cascas de banana, era possível.

No retorno, com o vento nas costas, continuei a ritmos perto dos 04:50, passei na zona das bananas, tirei um quarto de banana e comi-a com ajuda de água (metam os abastecimentos mais juntos da próxima) e como me continuava a sentir bastante bem e não malhei, resolvi que dos 19km para a frente aquilo seria um treino de intervalos de 10min a 04:46... e assim foi.

Diz para ti próprio:
"isto não é Belém, isto é o Estádio 1º de Maio,"
"Estas pessoas todas estão aqui a passear o cão e tu estás a fazer um treino de intervalos."
"Só vieste com a camisola da equipa porque a máquina de lavar roupa avariou e os 4 alfinetes
e um bocado de papel de celofane que tens no peito é o dorsal da Corrida da Árvore, que te esqueceste de tirar"


"Pensa no Magnum, pensa no Magnum, pensa no Magnum..."


Cruzei a meta com o tempo de chip de 01:43:36 e ainda estou para aqui a pensar como é que o consegui fazer.

Parciais Meia Maratona de Lisboa 2013

15 comentários:

  1. Em 2014 a organização tem que te oferecer um dorsal VIP, isto para não dizer Elite!!! Agora sim, se pode dizer que és um Queniano!! Que grande prova fizeste tu!! Parabéns!! Vamos lá ver se eu recupero depressa para tentar apanhar-te (missão impossível tan tan tan tan)

    Abraço e boas corridas!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com mais de 2000 pessoas a acabar à minha frente, banalizava-se o dorsal VIP ;)

      Com mais sorte em termos de lesões, etc., chegas a este nível :)

      Abraço

      Eliminar
  2. Grande prova...muitos parabéns....treinaste bem e o resultado é este...tens todos os motivos para estares orgulhoso. Desfruta o momento, recupera e começa já a pensar no próximo objectivo para não perderes a embalagem :D
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Acho que agora o objectivo é replicar a melhoria, mas ao nível dos 10km :)

      Abraço

      Eliminar
  3. Bem, isso é que foi! Só prova que somos sempre capazes de um bocadinho mais, só é preciso é ter confiança (e não malhar nas cascas de banana! :p)
    Gostei dos teus pensamentos ao chegares à Meta, tinhas a cabeça no sítio certo! ;)
    Parabéns!

    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Grande tempo! Pessoalmente eu não faria os primeiros kms tão rápidos, mas se foi uma estratégia que resultou siga para bingo! Bom relato e muito bem estruturado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Eu estava tão receoso de me atrasar na ponte, que o resultado nos primeiros dois quilómetros foi o inverso... de certa forma deu-me mais tranquilidade saber que tinha uma certa margem desde o início da prova, caso algo corresse mal.

      Abraço!

      Eliminar
  5. Excelente resultado. Muitos parabéns.

    ResponderEliminar
  6. Hehe. Fartei-me de rir com essa do "Pensa no Magnum" =).
    Grande prova e excelente tempo!
    Parabéns!
    Beijinhos e boas corridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. O Magnum acelera qualquer um :)

      Bjs e bons treinos!

      Eliminar
  7. Antes de mais, parabéns pelo excelente resultado! E o que eu já me ri com os comentários que colocaste abaixo das fotos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, fizeste falta na linha da partida. Vê se recuperas, para vermos se fazes de anfitriã na meia de Almada, hehe!

      Bjs

      Eliminar
    2. Como todo o gosto!!! Vamos ver como corre este mês de Abril. Bjs e boa Páscoa!

      Eliminar