29/09/2013

Outono

É quase no fim do mês de Setembro que posso afirmar com certezas que já recuperei do pós férias, em termos de treinos. Esta última semana consistiu em três treinos curtos, puxando, aqui e ali, pela velocidade. Consegui voltar a sentir aquela leveza na passada, o que em muito ajuda a diminuição das temperaturas e a subida da humidade atmosférica.

O Outono e a primeira metade do Inverno são, para mim, as melhores alturas para treinar. Gosto de treinar ao fim da tarde, já escuro, com chuva miudinha ou mesmo mais forte, sozinho, tentando brincar com a velocidade, quando o cansaço do trabalho não o impede e acabar sempre confortável. Só no Outono e Inverno é que consigo isto em pleno e agrada-me que este tempo esteja agora a começar.

O treino de ontem (Sexta-feira) trouxe alguns lampejos do que acabei de referir atrás.

A alongar
Embora confortável, acabei o treino com 180bpm/min, o que para mim equivale a acabar em esforço. Surpreendentemente, a máquina cardíaca parece estar a atingir a boa forma.

De 180 bpm para 120 bpm em menos de dois minutos.

Ah, já me falta baixar 81 pulsações por minuto para chegar Às 29 em repouso do Carlos Sá.
Como amanhã planeio fazer cerca de 15km, em ritmo confortável, peguei hoje na bicicleta para fazer um reconhecimento dos terrenos que vou amanhã pisar. Um percurso que envolveu a Quinta das Conchas e o EUL. No total, foram 10,65km, o que, tendo em mente os 15km, é uma quetsão de "inventar" mais cinco quilómetros, distribuídos pelas Conchas e pelo percurso total do EUL e consigo, sem problemas, fazer um percurso que não implique repetições no trajecto.


Quinta das Conchas - deserta pelas 19:00

Foi bom verificar que o bebedouro das Conchas ao pé da entrada da Alameda das Linhas de Torres
já está operacional

Quinta das Conchas

Ora vamos lá ao EUL...

No EUL, em frente ao Estádio de Honra.

Bebedouro de calhau é que é. Não há cá essas modernices de avarias...

Estádio de Honra, EUL
Amanhã conto fazer o treino de 15km a uma passada de 05:10 e adoptar esse ritmo na Meia-maratona, no próximo Domingo. Esta é uma prova que, pelo menos a mim, me causa grande desgaste, pelo tempo de espera, na ponte. Fruto disso, a minha melhor marca na prova é de apenas 01:52:24. Assim, o objectivo vai ser o de dar uma "marretada" nesse tempo e baixar para 1h50min ou um pouco menos.

Boa semana a todos e aproveitem os treinos outonais :)

10 comentários:

  1. Força para a tal marretada para baixares do 1.50!

    Um abraço

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    1. Obrigado. Não vai ser fácil, dado que só agora é que sinto que estou a ficar em forma, mas vou tentar :)

      Abraço

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  2. Concordo contigo José. Também gosto muito de treinar nesta altura do ano. A luz, a temperatura, os chuviscos, os cheiros.
    Força aí nos treinos.

    Abraço

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    1. Obrigado e boa recta final rumo à Maratona!

      Abraço

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  3. E o Outono está a ter bons efeitos em ti ;) Beijinhos e fico a torcer por um PB teu no próximo Domingo! :)

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    1. O OUtono é o Outono e vice versa :D

      Bjs e até Domingo!

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  4. Ah os treinos outonais! Não há melhor! Eu até ando mais bem-disposta com esta chuva e esta temperatura mais fresquinha :) Assim é que é bom!
    Força para esse recorde! Tu consegues.
    Beijinhos e continuação de bons treinos.

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    1. Obrigado, Isa. Sem dar por isso, os treinos parece que custam menos, sobretudo distâncias longas. Vai ser um bom prenúncio para a vossa Maratona! :)

      Bjs e uma semana tranquila :)

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  5. O Outono é a minha estação preferida. Acaba-se o calor (thank God), e os treinos são mais agradáveis.
    Agora que tornaste a pegar na bici, inauguraram a semana passada a continuação da ciclovia desde a Expo até ao Cais do Sodré (acho). Uma boa altura para testares esse percurso. ;)
    Beijinhos e bons treinos

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    1. Boas notícias! Já tinha experimentado fazer Alvalade - Expo (via Vale do Silêncio) há uns meses mas agora com ciclovia até ao Cais do Sodré, tenho mesmo que fazer um treino de 30km ida e volta. Em Novembro não me vou meter em nenhuma prova e reservo uma manhã para isso :)

      Boa recuperação, bjs

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