29/10/2013

Corrida do Montepio - report by Fiona & bluesboy

A segunda parte da jornada dupla deste fim de semana correu-se no eixo Infante Santo - Belém - Algés na Corrida do Montepio.




Esta prova contou com uma participação massiva dos Pernas de Gafanhoto, num percurso plano, propicio a recordes pessoais.

A partida foi dada às 10:00, tanto para a corrida de 10 km como para a caminhada de 3 km. Numa organização de prova feita pela espectacular HMS (que não costuma deixar os seus créditos por mãos alheias e cumpre e bem as provas que promove), existe apenas uma ressalva a fazer sobre a partida (e que é válida para esta organização como para outras feitas por outras entidades): porque não retomar a partida faseada entre os participantes na corrida e na caminhada? Por exemplo, uma partida desfasada entre os participantes em cerca de 15 minutos com os corredores da distância de 10 km a partirem primeiro? É que torna-se muito complicado fazer os primeiros metros (senão primeiros dois quilómetros) de uma prova a tentar fazer zigue zague por entre o número cada vez mais crescente de corredores que adere a estas iniciativas. Achamos que todos teriam a ganhar e muito com esta pequena mudança. 


A prova pelos olhos da Fiona

Quanto à prova propriamente dita, foi feita a comprovar que uma passada disciplinada pode fazer maravilhas pelo nosso desempenho. Fruto das duas últimas provas em que tive o bluesboy como lebre, consegui melhorar certas irregularidades que tinha na minha forma de correr (ora acelerava, ora diminuía a velocidade) e este tipo de postura fazia com que gastasse energias desnecessárias e que poderiam ser muito melhor canalizadas para baixar o tempo global de prova. Fruto desta disciplina, e apesar de ter tido prova no dia anterior, consegui acabar em modo sub60' com um tempo de 59'34'', que correspondeu a um 70º lugar no escalão entre mais de 280 corredoras. Acho que posso fazer um saldo muito positivo da participação nesta prova! O próximo fim-de-semana será de descanso, com espaço apenas para um treino para não deixar as pernas ganharem ferrugem!

Parciais Corrida do Montepio - Fiona


A prova pelos óculos escuros do bluesboy 

No final da prova de Sábado e dado que acabei em muito boas condições, pensei que na Corrida do Montepio podia tentar bater o meu record dos 10km, que perdura desde 2009, alcançado na Corrida dos 511 anos da Santa Casa da Misericórdia. O iníico da prova, mesmo com o engarrafamento inicial, com muita gente da caminhada a partir à frente, foi menos cansativo do que estava a pensar e entrei em ritmo abaixo da média pretendida logo aos 2km. No entanto, a partir dos 4 km, foi uma luta desgastante para tentar manter a passada abaixo dos pretendidos 4:44 e no retorno, pelos 7km já estava certo que não iria dar para melhorar a marca de 2009... ainda consegui um último fôlego no último quilómetro mas os estragos já estavam feitos desde o início. Acabei com o tempo de 47:33, um mero segundo a mais face ao tempo obtido em 2009. Num trajecto plano, sem prova no dia anterior, o record não me escapa.


Parciais Corrida do Montepio - bluesboy

3 comentários:

  1. Gostei deste artigo, com duas visões diferentes da corrida. Está interessante ;)
    E parabéns pelos tempos. Podem não ser PB mas são bons!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo tempo conseguido.

    Foi uma boa prova, apenas marcada pela parte inicial onde o percurso era muito apertado para o número de participantes.

    O ritmo constante é recomendável, pois o acelerar leva por vezes a quebras e torna-se mais complicado retomar o nosso ritmo. Penso que com algum trabalho específico nos treinos (fartleks e séries) consegues melhorar o teu ritmo (eu estou a trabalhar nisso mesmo) e assim correr as provas a um ritmo constante e que até a ti te vão impressionar.

    Bons treinos e boas corridas,

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
  3. @Isa: obrigada e beijinhos! :)

    @Corro, logo existo: obrigada! eu também concordo com essa observação quanto à parte inicial. Demasiado complicado até se conseguir começar a correr ao nosso ritmo. E obrigada pelas dicas quanto aos treinos ;)

    ResponderEliminar