29/11/2013

O poder de lerem os meus pensamentos... in O Dom da Paciência by Corre como uma menina

Nota da gerência: antes de dar início a escrita deste post, cabe-me explicar o motivo pelo qual me apoderei desta forma desmedida do título de um post da simpática Corre como uma menina. Tu vais ter de me desculpar mas ao ler o teu post não pude deixar de pensar que as tuas palavras pareciam escritas por mim. Explicaste de forma tão clara aquilo que vai por aqui que tinha mesmo de te fazer referência. Espero que não venhas a correr atrás de mim com represálias quando melhorares ;) E agora o post propriamente dito...

Existem momentos na vida de qualquer corredor pelos quais ninguém quer passar. E esses momentos são os das lesões e das paragens forçadas até tudo regressar à normalidade. Conforme já tinha referido no post de report da minha participação no Grande Prémio da Arrábida no fim-de-semana passado, ando aqui a mãos com uma inflamação no joelho direito que me tem mantido afastada dos treinos de corrida e de provas. Tenho-me limitado a fazer caminhada e bicicleta estática em ginásio, actividades estas que realizo sem quaisquer queixas o que é excelente já que me irrita ter de estar parada mas é a bem da minha recuperação plena.

Ao ler o post da Corre como uma menina intitulado como O dom da paciência, não pude deixar de pensar como aquelas palavras poderiam ter sido escritas por mim. Ela colocou por escrito todo o turbilhão de pensamentos que por aqui vão. Quem se habituou, desde os 5 anos, a ter sempre uma actividade física, faz confusão e muita ter de estar parada. Passei por algo do género entre 2009 e 2010 e sei que é algo que ninguém merece. O nosso humor é logo alterado, parece que andamos mais inquietos, a capacidade de concentração diminui (pelo menos, no meu caso) e a ansiedade por poder voltar a calçar os ténis sem limitações é mais do que muita. Por aqui anda-se em fase de recuperação activa (com a caminhada e a bicicleta) mas sem grandes cargas e emplastro de pastilha elástica (aka Transact) no joelho direito. Espero que a recuperação seja bem rápida para poder, muito em breve, volta às provas e aos habituais reports aqui no blog.

Bons treinos e boas corridas!

Fiona

11 comentários:

  1. Força, estamos nisto juntas, vamos melhorar! :)
    Beijos
    PS: Vi que tens treinado em bicicleta estática. Eu fiiquei em dúvidas em relação a manter os meus passeios de bicicleta, por não saber se seria ideal para o joelho... (apesar de a pedalar não ter dores)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em princípio andar de bibicleta não fará mal porque não existe o impacto a que os joelhos estão sujeitos quando corremos. Ainda que possa existir algum impacto na bicicleta "outdoor" estes são pouco intensos face à corrida, sendo o ideal o "indoor" cycling.

      Uma vez mais votos de rápidas melhoras.

      Fernando Varela

      Eliminar
    2. @Corre como uma menina: fazer bicicleta estática não fará mal desde que não se sinta dor a realizar os movimentos. Foi recomendação da minha fisioterapeuta para eu não estar totalmente parada. Desde que não existam queixas, continuar com a bicicleta em ginásio é o ideal :) Beijinhos e boa recuperação

      @Corre logo Existo: sim, exactamente! Por haver menos impacto na bicicleta estática acaba por ser uma boa opção durante a fase de recuperação desde que não exista contra-indicação médica. Obrigada!

      Eliminar
  2. Os joelhos são um problema!
    Tal como costumo dizer, deveria haver uma lei que proibisse as lesões de existirem.

    Força Fiona!
    Rápida recuperação

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disseste uma grande verdade, João: deveria existir uma lei que proibisse por completo a existência de lesões que nos impedem de fazer uma das coisas de que mais gostamos. O meu menino joelho vai portar-se bem e recuperar em breve, pelo menos assim o desejo :) Obrigada!

      Votos de bons treinos e boas corridas :)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá, Fiona. Passei pela lesão do joelho do corredor no Verão! Se for a mesma lesão, os alongamentos são essenciais. Pelo descrito acima poderá ser, porque eu na altura também fazia uma espécie de power walking em passadeira com inclinação ao máximo e o joelho não doía, mas depois quando ia correr, ao fim do 2º km lá vinham as dores, também no joelho direito :( se quiser posso indicar um fisioterapeuta que também é atleta e na altura me fez o correcto diagnóstico e me curou. Um dos conselhos dele... Alongar a banda iliotibial. Há imensos vídeos no you tube. Em inglês será ITB stretches. Parar é que nunca :) Força nessa recuperação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Nuno. Foi exactamente o que me aconteceu numa pequena corrida de teste que fiz quando pensei já estar bem e antes de falar com a minha fisioterapeuta. Fazia caminhada e bicicleta estática sem problemas mas ao final de correr quase 2 km lá veio a dor no joelho que me deixou sem poder continuar com a corrida. A tua dor também descia pela perna a partir do joelho?

      Vou fazer essas pesquisas e ver esses vídeos de alongamentos, obrigada pela dica. Encontrei também um pequeno artigo feito pelo Ernesto Ferreira do GFD com algumas dicas de alongamentos da banda iliotibal e espero recuperar em breve.

      Bjs e obrigada!

      Eliminar
    2. Olá, Fiona. Sim descia um pouco a partir de joelho. Como a zona está inflamada isso acaba por acontecer. Foi o Ernesto que me curou :) primeiro com um tratamento e massagens lá no GFD. Recomeçar lentamente, correr em relva e os abençoados alongamentos. Eu já fazia alongamentos depois de correr, mas da banda iliotibial não fazia. Aliás eu nem sabia que essa malvada existia :) Não percas a esperança nesta fase difícil. Depois do tratamento fiz a meia da V Gama e para a semana farei a segunda depois da lesão ( 3ª desde que corro), portanto força, coragem e alongar é a palavra de ordem :) bjs Nuno

      Eliminar
    3. Muito obrigada, Nuno, pelo teu comentário! Conforme escrevi num dos últimos posts, ainda não estou totalmente recuperada. Na próxima semana vou ao GFD fazer uma segunda avaliação. Vamos ver como corre... Esperemos que o início de 2014 me traga uma recuperação bem rápida. Um bom ano de 2014! Beijinhos

      Eliminar
  4. Fiona,

    para um post que poderia ser igual ao da simpática "Corre como uma menina" optei por deixar aqui o mesmo comentário que deixei no blog dela, ainda que tenha lido que estás a fazer o mesmo que aqui sugiro. No entanto optei por o fazer mais no sentido de deixar umas palavras de apoio e de incentivo nestes tempos que são sempre difíceis, e espero que a recuperação possa ser o mais rápida possível.

    Correr é um vício (tal como o escrevi no meu blog) e como todos os vícios quando não o podemos alimentar, neste caso correr, sentimos os efeitos da sua dependência, ou seja, ficamos maldispostos, irritados, rabugentos, furiosos mesmo, porque queremos mais do que tudo correr e não o podemos fazer.

    Sei bem o que isso foi quando em julho do ano passado, depois de ter recomeçado a correr, e de ter posto na cabeça que iria fazer a maratona, venho a ficar parado com dores nas costas e descobri que tinha uma hérnia discal.

    Fiquei vários meses parado, a fazer fisioterapia, a fazer ginásio de forma a fazer reforço lombar. Foram meses horríveis, em que sempre que passava por alguém que estava a treinar me apetecia estar ali, e como não podeia só tinha vontade de gritar a plenos pulmões todos os palavrões que me assaltavam a mioleira.

    Depois em fevereiro deste ano lá recomeçei a correr e a coisa começou a correr mesmo tão bem que me empolguei e exagerei na carga e arranjei uma maltita duma canelite.

    Lá veio outra vez o mau humor e a rabugice, mas dessa vez dei cado deles no ginásio a fazer indoor cycling, puxando sempre até aos meus limites, sempre com a noção de que pelo menos manteria a minha forma cardiovascular.

    Um conselho que te dou é poderes fazer algo no entretanto que te compense a falta de exercício, mas mantenha a boa forma e a boa disposição: O chamado cross training - ciclismo, natação, remo, etc.

    Votos de uma rápida recuperação e que possas regressar aos treinos o quanto antes.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Fernando, tanto pelas dicas como pelas palavras de incentivo nesta fase de paragem forçada. Muitas das pessoas que não correm ou não praticam um desporto regularmente não conseguem compreender quando dizemos que ficamos mal dispostos por não fazermos a actividade de que gostamos. Não havendo, até ao momento, contra-indicação para a realização de caminhada e bicicleta estática e dado que não tenho dor a fazer qualquer uma das actividades, vou continuar a bem de manter a boa disposição bem como a boa forma cardiovascular, que vai ser muito importante no regresso aos treinos e às provas. Obrigada!! :)

      Eliminar