20/01/2014

Crónica de uma lesão... Parte III - Terei eu estado hoje nas masmorras de um castelo medieval?

Antes de mais, nada de ficarem assustados com o título desta crónica. Miss Fiona está viva e bem de saúde! Fui muito bem tratada (aliás, como sempre sou no GFD) mas este seria o único título possível para explicar as dores que senti hoje mas já lá vamos a mais detalhes...

Segunda-feira é sinónimo de mais uma deslocação do GFD para mais um tratamento para solucionar o meu runner's knee. Tive hoje o meu terceiro tratamento do total de cinco que tenho previstos e posso dizer que hoje me sinto muito contente com a evolução do tratamento. A cada sessão que passa, vejo resultados e vejo uma boa evolução no sentido da cura desta lesão. 

Uma das fases do tratamento que estou a receber e que ainda não havia referido nas crónicas anteriores é a diatermia. Esta técnica é-me aplicada após a técnica de EPI e antes das massagens que descrevi nesta primeira crónica e consiste na aplicação de microondas que originam o aquecimento dos tecidos, melhorando a recuperação de estados inflamatórios. Trata-se de uma técnica que possui um conjunto de efeitos fisiológicos aquando da sua aplicação de que são exemplos o aumento do fluxo sanguíneo e do metabolismo, redução da tensão associada aos tecidos ou o aumento da taxa de captação de oxigénio. Como efeitos terapêuticos da diatermia são de referir a ajuda na resolução de estados inflamatórios, reabsorção rápida de hematomas ou edemas, a diminuição da rigidez articular e a regeneração de tecidos moles. 

A ecografia realizada na sessão de hoje permitiu mostrar que a inflamação na zona da inserção da banda iliotibial ao nível do joelho e da bolsa abaixo desta inserção está já bastante reduzida face ao estado com que iniciei os tratamentos. Posso mesmo dizer que a aplicação do tratamento de EPI neste local me causou bastantes menos dores do que nas duas sessões anteriores e fico bastante feliz por isso pois é indicativo de que todos os cuidados estão a surtir efeitos e que estamos no bom caminho para regressar à estrada e às corridas de que tanto gosto.

Mas tenho de confessar... Houve ali uns momentos em que me senti recuar uns bons séculos e em que pensei que estava a ser alvo de verdadeira tortura na masmorra de um castelo medieval... E porquê? Se a zona da inserção da banda iliotibial já tem apenas uma inflamação residual, a zona do poplíteo que descrevi na minha segunda crónica continua inflamada e dar mais algum trabalho aos fisioterapeutas. A bem da verdade... Continua a dar trabalho aos fisioterapeutas e dores a mim! Hoje custou muito o tratamento e todas as massagens nesta região. E nem me falem em pontos gatilhos que as dores ainda são maiores! Custou mas prefiro pensar que todas estas dores são por uma boa causa e que a recuperação plena está ao virar da esquina. À pergunta que me fizeram hoje "oh miúda, mas queres ou não recuperar?", a única resposta possível é sim por isso é suportar estas dores porque os meus ténis andam cheios de saudades minhas.

Esta semana continua a auto-massagem em casa à banda iliotibial com o rolo, os alongamentos prescritos e o aumento do tempo de corrida em passadeira. E que tudo continue a correr pelo melhor!

Para não perderem pitada sobre esta recuperação, consultem as outras crónicas já escritas:

Bons treinos e boas corridas!

Fiona

8 comentários:

  1. Que bom é ver que estás a melhorar dessa lesão que tantas "dores de cabeça" te está a dar. Eu a ler quase que também sinto as tuas dores!
    Mas pensa que é por um bom regresso ás corridas. :D
    Elas estão á tua espera :)

    E nós também claro!!! :D

    Força!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exactamente assim que eu penso: pode estar a custar agora mas é tudo para poder voltar a fazer algo de que gosto muito! :) E que saudades tenho eu das corridas e, principalmente, do convívio que se estabelece com os outros corredores ;) Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  2. Ui... até tive medo de começar a ler o artigo com um título desses... :)

    Força Fiona. Sofrer para correr poder! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh Imagino que sim... Com um título destes acho que qualquer pessoa iria tremer com medo do que me poderia ter acontecido. Obrigada pela força e continuação de boa recuperação ;) Beijinhos

      Eliminar
  3. Para a próxima sessão, pede para meterem uma música a condizer. O Greensleeves, por exemplo :P

    AS melhoras, bjs :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente escolha musical para criar ambiente. Eu não seria capaz de melhor ;)

      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  4. Fico contente por a recuperação estar a correr bem.

    A blogosfera tem-me ajudado a partilhar experiências, e com ela tenho aprendido bastante e motivado a investigação para aumentar o meu conhecimento no que às lesões concerne: como surgem, como se evitam e como se recupera.

    A troca de conhecimentos é interessantíssima e se muito me tem ajudado, sendo esta uma via de dois sentido, gosto de poder ajudar os outros.

    Fui investigar mais em pormenor a Sindrome da Banda Iliotibial e encontrei um vídeo que explica o que é, como se previne e como se recupera.

    Coloquei o vídeo no meu blogue: http://eucorrologoexisto.blogspot.pt/2014/01/sindrome-da-banda-iliotibial.html

    Espero que seja útil.

    Rápidas melhoras.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exactamente essa partilha de experiências que a blogosfera tem de bom. Cada um de nós vai escrevendo sobre as suas peripécias e, muitasvezes, são peripécias pelas quais já passamos e temos algum contributo que podemos dar. Muito obrigada pela partilha do vídeo! Vou ver :)

      Eliminar