27/01/2014

Grande Prémio Fim da Europa - report by bluesboy

Só nos apercebemos que estamos no Ano Novo, depois do Grande Prémio Fim da Europa. As maleitas e vivências do ano velho são todas deixadas na serra de Sintra, algures no quilómetro 10, que tem que ser feito a correr, por mais vagarosa que seja a passada.

E assim foi ontem. Sob um capacete de nuvens que tornou impossível o meu Garmin dar com qualquer satélite até aos 3km, a prova teve início às 10:01, com os primeiros quatro íngremes quilómetros a serem feitos a um ritmo bem poupadinho, tão poupadinho que ainda optei por andar alguns metros aqui e ali. mais por receio do estado do pé, do que de alguma dor que tivesse. A falta de forma, fruto do pouco treino também se fez notar nesta fase.

Algures entre os 5 e os 6km, creio...

Com a passagem do quilómetro 4, vem a fase mais tranquila da prova, na qual aproveitei para recuperar do desgaste da subida inicial. A fasciite novamente não dava sinais de si, só uma ligeira impressão, mais nas descidas que nas subidas.

Uma descida inocente antes do mítico quilómetro 10
E eis-nos chegados ao quilómetro 10, "esse grandessíssimo filho de um comboio de rameiras sifilicas". Ainda pensei duas vezes se seria mais prudente fazer isto a andar, mas Fim da Europa sem este ritual iniciático de ano novo a correr, não é Fim da Europa e ano novo sem fazer esta parede a trote não é ano novo.E assim, a ritmos perto dos 8min/km, lá cheguei ao topo.

Grande participação dos Pernas de Gafanhoto com 23 atletas a terminar a prova!
A partir daqui, foi sempre a descer, tarefa que se revelou mais complicada, dado o piso molhado e algumas, ligeiras, queixas no pé, fruto da descida. Confesso que vim a frear durante grande parte dos últimos 5 km, apenas tendo imprimido um ritmo mais vivo nos últimos 400 metros.

Terminei com um tempo de 01:36:11, o que é a minha pior marca na prova (em 4 participações) e hoje posso dizer sem dúvidas que a fasciite plantar ficou definitivamente algures entre a Pena e o Cabo da Roca. Nem uma dor, nem uma moinha, nada...

Fevereiro será mês de pausa de competição, mês no qual irei aproveitar para fazer alguns treinos mais longos, tendo em vista a participação na Meia Maratona de Lisboa, a 16 de Março.

14 comentários:

  1. He he, aquela parede no km 10 marca todos!

    E o curioso é que passando de carro não se nota nada de especial ali. E mesmo a correr, olhamos para a frente e não parece tão má, mas... a gente sente bem o que custa!!! :)

    Um abraço e bons treinos em Fevereiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu como só tenho um cavalo no motor (eu), a coisa já muda de figura, hehe!

      Abraço e bons treinos rumo a Sevilha

      Eliminar
  2. Sim, aquele km10... Puxa!! Vocês bem avisavam!
    Disseste treinos longos??? :))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disse treinos longos, sim ;) Sempre que os fins de semana mo permitam e houver incursões a Monsanto ou Sintra, vou tentar estar presente.

      Bjs

      Eliminar
  3. Essa danada dos 10Km's olhado para ela uma pessoa pensa "olha então isto é que é uma parede?" mas depois é que a coisa se dá ahah
    Danadinha!!!

    E olha, quando houver fascite plantar à que ir ao Fim da Europa para lá ficar :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquela subida etsá bem camuflada, mas uma vez no meio dela é que vemos no que nos fomos meter, lol!

      Bjs e parabéns pela estreia :)

      Eliminar
  4. Eu acho que o pobre do km 10 é assombrado pelo peso que já trazemos de tanta subida até ali! É que ele nem parece assim tão mau... Mas depois mói comócaraças. ;)
    Ainda bem que a fascite te deixou, também não fazia falta nenhuma! :P
    Beijinhos e boa recuperação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, tralhista :) Lembrei-me de ti, quando, a meio da prova, me deu para olhar assim para o meio do mato sintrense e pensar "se isto em alcatrão é giro, ali para o meio muito mais giro deve ser".

      Bjs

      Eliminar
  5. Belas fotos. Parabéns por mais uma prova concluída e o mais importante é essa tua amiga, a "Fascite Plantar" ter ficado por lá.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, abutrailler! Num próximo ano, tens que vir cá abaixo fazer o GP Fim da Europa. É um aperitivo comparado com as provas em que te metes, mas depois podes sempre compensar com o retorno a Sintra feito a correr, hehe!

      Abraço

      Eliminar
  6. E mesmo apesar desse maldito km 10... Fiquei com muita pena de não poder estar presente na edição deste ano mas a ver se no próximo ano não falho! Tudo pelo bem da recuperação total! Fico muito contente que a tua "amiga" fascite também tenha ficado perdida pela serra de Sintra. É muito bom sinal... É sinal que, muito me breve, estás de volta às tuas velocidades alucinantes ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o ano, estás lá batida, para fazer sub 2h.Como é expectável que eu esteja mais lento por essa altura, talvez te reboque :D

      Bjs

      Eliminar
  7. Eu não disse que ias feito Queniano?? Onde é que está o ritmo de 6m/km ??? hmmm hmm :-P

    Boas corridas, abraço

    ResponderEliminar