10/01/2014

O que privilegiar quando se começa a correr... Ou como isto vai ser um post altamente de gaja!!

Normalmente, quando nos começamos a dedicar a esta ou aquela actividade desportiva, o início passa sempre por ir a uma loja de material desportivo e comprar aquilo de que necessitamos. Uns calções, uns ténis, umas camisolas para quente e para frio... Enfim... Uma imensidão de coisas que podem ser adquiridas consoante os nossos gostos, moda e carteira. 

Quando se fala de corrida, e quando temos oportunidade de falar com pessoas que já correm há algum tempo, um dos artigos com que nos dizem que nos devemos preocupar em comprar material de qualidade são os ténis. São eles que conferem a sustentação necessária ao nosso corpo e contribuem para o amortecimento do impacto, façamos nós corridas em estrada ou em natureza. Alguns dizem-nos para fazermos um teste da passada, comprarmos os ténis adequados a pronação, supinação ou passada neutra e lá vamos nós todos contentes dar uma corrida. Ao olharmos, hoje em dia, para os chamados "corredores de pelotão" vemos que a moda e o marketing das marcas desportivas tem feito muito pela estética de quem corre. É ver as pessoas com tudo a combinar desde o atacador dos ténis até ao acessório do gadjet e por aí fora. Hoje em dia, as marcas colocam à nossa disposição uma imensidão de material, para todos os gostos e todas as disponibilidades de euros (basta ver um casaco que vi há dias na Nike Store do Chiado e que custava a módica quantia de apenas 400€... Como devem imaginar, estou a ser altamente irónica quando digo "apenas"...).

Hoje, numa conversa com um responsável da área de desporto do local onde eu trabalho e ao falarmos de material desportivo para corridas, achei muito curiosa e pertinente a referência que ele fez à preocupação que todas as mulheres que correm devem ter e que vai muito para além de comprar uns ténis de atacadores giros. Ele referiu a importância de se comprar um soutien para desportos de alto impacto por forma a que haja a sustentação adequada a todo o impacto que o nosso corpo sofre. Mais, chamou-me também à atenção que, tal como existe a preocupação de não deixar passar os ténis a marca em torno dos 600 km feitos ou a utilização entre 4 a 5 meses, referiu que para os soutiens destinados à corrida deve ter-se exactamente o mesmo cuidado. São peças de vestuário que são constantemente utilizadas e lavadas e cujos materiais começam a perder as suas principais características. Por isso, mulheres corredoras deste país, não tomem conta apenas dos vossos pés... 

Aqui deixo algumas sugestões que poderão ser do agrado de todas!

Modelos Nike Sport Bras neste link (tem informação de preços)

Modelo Adidas Supernova Race Bra W neste link (este modelo tem o preço aproximado de 40€)


Não descurem esta parte do corpo tão preciosa. Invistam tanto no soutien como nos ténis que vai valer a pena. Meninos leitores... Nada de comentários maldosos!!

Bons treinos e boas corridas!

Fiona

4 comentários:

  1. Concordo plenamente, e aliás a minha principal preocupação sempre foi e sempre será essa vertente, e depois sim os ténis. Pois julgo que nos ténis existe muito alarido em redor das marcas e tem muito de consumismo por trás. Não digo que seja importante um bom calçado claro que sim, mas tudo tem limites. O que não tem limites realmente (a meu ver) é o bem estar do nosso corpinho em especial os seios pois são um "elemento" essencial da mulher e muito importante de cuidar. Sei bem o que é usar um soutien mau e acreditem que é muito mau!!! Por isso meninas sigam o conselho da Fiona... :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E esse pensamento é que deve ser! :) Por acaso, preocupo-me de igual forma com soutiens e ténis. Como já fui operada ao joelho direito, tenho recomendação médica para ter muita atenção aos ténis que utilizo e de ter o maior cuidado com o estado em que eles se encontram. Podem ser pormenores para muita gente mas pode fazer a diferença entre ter uma lesão ou não. Beijinhos

      Eliminar
  2. Os ténis são de facto um dos acessórios a que devemos dar uma grande importância pelo papel que têm no amortecimento do impacto, razão pela qual não consigo perceber a atual moda dos ténis minimalistas. Ainda me lembro da minha primeira prova (8 kms) com uns ténis que não eram de corrida e em que passei os 3 dias seguintes com dores nos tornozelos.

    Para as mulheres, o soutien será sem dúvida o 2º acessório mais importante, e quase que me atreveria a dizer que poderia também ser um acessório importante no caso dos homens.

    Este comentário não tem nada de maldoso, apenas quero dizer que devido a este acessório as mulheres não sofrem de um mal que atomenta os homens - o sangramento dos mamilos (eu incluido). No entanto pensao já ter descoberto a solução.

    Bjs.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei bem dessa realidade pois foi um facto que vários amigos corredores me alertaram, chegando mesmo a dizer-me que nós, mulheres, nem sabemos a sorte que temos em usar soutien pois escapamos a esse problema. Beijinhos

      Eliminar