08/04/2014

Recuperação

O título deste post é a minha palavra-chave para as próximas quatro semanas. Com a fasceite plantar em lenta mas progressiva regressão e após recomendação médica para voltar progressivamente aos treinos, estou, há duas semanas, a cumprir um regresso aos treinos com cargas leves.

Totais semanais sempre leves mas em crescendo
Não é demais salientar a necessidade, neste tipo de lesões, da auto-disciplina nos alongamentos e exercícios pós-treino:

  • Alongar todos os elementos da perna e pé após o treino;
  • Cinco minutos de massagem agressiva de Miss Wilson em ambos os pés para desmoer o tecido cicatricial que resultou do espessamento da aponevrose plantar;
  • À noite, mais cinco minutos de massagem agressiva de Miss Wilson s e rolar uma garrafa de água congelada durante 5 a 7 minutos, em ambos os pés;
  • Voltaren / Diclofenac ao deitar;
Mesmo sendo uma lesão de baixa gravidade (o raio-x não mostrou esporão), é perfeitamente normal uma recuperação lenta, dai este plano de regresso aos treinos muito progressivo.

Em termos de treinos propriamente ditos, estou a correr já sem queixas, sempre distâncias curtas, apenas sentido a habitual moinha após parar. Já consigo alongar com maior amplitude (ainda não consigo chegar ao nível de um contorcionista chinês, mas lá chegarei) e, surpreendentemente, a velocidade está mais afinada que a resistência, como se pode ver no resumo do treino de ontem.


Em relação À fasceite, o único factor que ainda preciso de controlar é o meu conhecimento sobre a passada. Confesso que, mesmo achando que seja pronador ligeiro, nunca fiz o teste da passada e é algo que convém que faça. Mesmo sempre tendo comprando sapatos neutros / para pronador ligeiro e só após seis anos de corrida ter tido uma lesão, é mais uma variável a estudar, para despistar eventuais más escolhas no calçado.

Para isso precisava da vossa ajuda:

  • Quem é que já fez o teste da passada e onde? 
  • É necessário ir com os sapatos de corrida? 

Bons treinos a todos!


17 comentários:

  1. Eu fiz na Feira da Maratona de Paris no ano passado...foi no stand Asics e correu muito bem, chegaram à brilhante conclusão que o modelo que mais se adequa são as Nimbus (que eu já uso à anos).....se quiseres fazer lá tb, tens que esperar um anito, pq a Maratona 2014 foi no domingo passado...agora só em 2015 :)

    Ainda bem que tás a ficar melhor...força nisso.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo conselho, mas vou já fazer hoje, hehe!

      Abraço

      Eliminar
  2. Olha eu fiz na Sportzone numa altura em que era o mês do running senão em engano então tinham lá os especialistas para se fazer o teste. Fiz, e não precisei dos meus ténis normais de corrida. Fui descalça para a passadeira e eles lá fizeram o teste. É uma coisa simples e rápida e eles até te dizem logo qual o calçado e a marca mais adequada..
    Por acaso até tinha os meus ténis de corrida na altura comigo e pedi a eles que me comentassem o meu calçado e eles fizeram. Em qualquer loja de desporto consegues fazer um teste da tua passada :)

    Boa recuperação!

    ResponderEliminar
  3. Como já foi dito à sportzone do Colombo é um dos melhores sítios para fazer o teste. No entanto prefiro profissionais a fazer o teste, e si só um fisioterapeuta, como por exemplo o GFD.

    O teste é sempre descalço :)

    Bom regresso aos treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela dica. Para já,a té por questões de tempo e porque estou realmente a melhorar, vou só fazer um teste na Pro Runner, mais para confirmação :)

      Obrigado!

      Eliminar
  4. Bem... Aqui a Miss Fiona já fez o teste da passada em dois locais diferentes: na zona de running da Sport Zone do Colombo, onde corri descalça numa passadeira e foi-me também analisada a distribuição do peso em cada perna numa placa ligada a um computador, e fiz o teste no GFD. Ambos os testes deram a mesma conclusão: sou pronadora. Quando fiz o teste na Sport Zone não precisei de levar os meus ténis de corrida mas no GFD essa foi a primeira coisa que me disseram para levar para o dia do teste. Confesso que eu sou como o Vítor que anteriormente comentou: acabo por preferir profissionais e confesso que achei a análise feita no GFD bastante mais completa dado que é feito o teste da passada em modo dinâmico e sem ser dinâmico e parece-me que é feita uma análise mais detalhada do nosso pé e da nossa passada. Fruto do teste de passada que fiz no GFD, fiquei a saber que, no meu caso específico, usar ténis adequados a pronação não era suficiente e que necessitava também de usar palmilhas para compensar a diferente distribuição de peso entre os dois pés.

    Caso precises de mais alguma coisa, diz :) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso esqueci me, no GFD também levei os ténis! E lembro me de ter levado todos os pares com que treinava :)

      Eliminar
    2. Obrigado pelo insight! Para já, não vou fazer uma análise tão pormenorizada até por questões de tempo. :)

      Bjs

      Eliminar
  5. Fiz na Sportzone, é gratuito e não precisas de levar os teus ténis, já que o teste é feito descalço (mas se quiseres podes levar os teus ténis habituais e correr com eles). É feito teste estático de análise ao pé e depois dinâmico à passada. O técnico que me atendeu explicou-me bastantes coisas, por isso, sendo gratuito, não perdes nada em lá ir e, posteriormente, fazer um outro teste num especialista, se achares conveniente.
    Beijinhos e boa recuperação!
    PS: Gostei da dica da garrafa com água gelada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso memso que vou fazer. Teste numa loja e depois logo vejo. :)

      Bjs

      Eliminar
  6. Olha eu fiz o teste na Pro Runner. Foi numa quinta-feira em que estava lá uma especialista da Adidas. Fiz descalça e deu-me passada neutra e mais umas coisas interessantes que eles te dizem. Penso que ainda fazem esse teste às quintas à tarde. Era gratuito.
    Continuação de uma boa recuperação.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou fazer na Pro Runner hoje. Embora tenha quase a certeza que sou pronador ligeiro, não perco nada em confirmar (ou não).

      Bjs, gostei de vos ver ontem :)

      Eliminar
  7. Nunca fiz..sou muito desleixado com isso.. A minha escolha de sapatilhas só obedece a um factor: qual é que tem maior desconto? ehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também vou sempre pelo menor preço... em princípio, é para manter essa estratégia, hehe!

      Abraço

      Eliminar
  8. Sei que fazem na Sport Zone do Vasco da Gama e quase de certeza no corte inglês.
    Nunca fiz, até acho que sou neutro mas devido ao peso ( ligeiro) uso sempre motion Control, o que vai dar aos pronadores.
    Sem lesões daí advindo.
    Como o Filipe, o desconto, dentro de umas determinadas gamas, manda!
    Perdi um desconto fabulastick na wiggle para a asics...
    As melhoras.
    PS. Amanhã de manhã cedinho espero passar por essa ciclovia, assim não desligue o despertador como hoje...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela dica. Vou fazer hoje na Pro Runner e depois conto novidades. Essa ciclovia foi das melhores coisas nos últimso tempos... dá para uma pessoa se meter na Quinta das Conchas em 3 tempos :)

      Abraço

      Eliminar