10/06/2014

Nike Training Club... Colocar as app a ajudar-nos a treinar melhor!

Reforço muscular... Essas belas duas palavras que nem sempre são valorizadas pelos corredores e que se tornam fundamentais para conseguir uma melhor evolução na corrida e evitar as tão indesejadas lesões. Sempre fui muito preocupada com este ponto desde que fui operada ao joelho direito e que fui alertada pelo meu ortopedista que deveria fazer um tipo de treino mais completo, dedicando sempre atenção ao reforço dos grupos musculares que conferem sustentação à zona do joelho e da rótula, em particular.

Porém, confesso aqui que não sou muito pessoa de ginásios. Várias foram as vezes que me inscrevi, fiz alguns treinos e fui a algumas aulas mas acabo sempre por concluir que esquemas de treino destes não são para mim. Simplesmente, não resultam e não vale a pena andar a insistir apenas porque sim e acabar por deitar dinheiro fora. De que me vale andar na carteira com um cartão de membro de um ginásio da moda quando não lhe dou a devida utilização. Por isso, e na tentativa de não descurar em nada o tão necessário reforço muscular, comecei a pesquisar por alternativas que pudesse colocar em prática em casa e quando fizesse sentido no meu horário de trabalho.

Li algumas coisas, pesquisei na Internet e acabei por descobrir uma aplicação interessante da Nike chamada Nike Training Club. Esta aplicação, disponível para Android e iPhone, possui mais de 100 treinos e ajuda a monitorizar a nossa evolução no treino através dos tipos de treinos realizados e tempo aplicado nesses treinos. É muito fácil de utilizar, possui vídeos explicativos dos diferentes exercícios que podem ser realizados e possui a possibilidade de realizar treinos de 15, 30 ou 45 minutos consoante o tipo de treino desejado e o grau de intensidade escolhido. Os níveis de treino são o iniciado, intermédio e avançado e permite conciliar os treinos realizados com a corrida para um mais completo plano de treino. 



É o utilizador que escolhe os seus objectivos: emagrecer, tonificar ou fortalecer. Depois, é só escolher o tempo de treino e que grupo muscular se pretende trabalhar e clicar no start! 

Por aqui, já comecei a utilizar esta aplicação. Para isso, tive apenas de ter disponíveis alguns pesos (que adquiri na Decathlon) e escolher o treino que preferia. Estou a apostar nos treinos de reforço muscular para as pernas que se tornam úteis e complementares ao treino de corrida. Irei partilhar aqui alguns dos treinos que vou fazendo para que possam ficar a conhecer um pouco melhor esta aplicação.

E já agora... Aí desse lado... Como fazem o vosso reforço muscular? São gadget fans e usam as aplicações do vosso telemóvel para isso? Frequentam algum ginásio? Queremos saber a vossa opinião!

Bons treinos e boas corridas!

Fiona

7 comentários:

  1. claro que sim, eu sou o reforço muscular em pessoa, aliás, eu corro, andava de bicicleta e agora quando posso faço rps ou spinning...variado, hâ...ainda tentei umas aulas de reforço muscular que eram muito boas mas agora temos horários incompativeis...(e se eu ligasse a isso era um pouco embaraçoso...).
    Resumindo, não, mas tenho mesmo que começar...os meus joelhos andam a precisar...ainda fico como tu, já viste :)
    Bjs
    PS: adoro essas coisas tecnologicas mas..Windows phone...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epa não queiras ficar com uns joelhos como os meus!! ;) Comecei a explorar a aplicação e gostei por permite-me fazer o tipo de exercício que mais me apetece em determinado dia e à hora que me dá mais jeito. Penso que essa é a grande mais valia que ela tem :)

      Eliminar
  2. Já tinha espreitado essa aplicação, mas acabei por fazer com ela o mesmo que fazes com os ginásios :P
    Os exercícios localizados foram sempre muito importantes para mim. Hoje em dia cumpro o estipulado no meu plano e complemento com os exercícios localizados de yoga (que é fantástico porque tem muito trabalho de pernas e flexibilidade).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que nestas coisas de desporto e exercício físico, o que verdadeiramente importa é que nos sintamos bem com o plano que escolhemos. Isso é o mais importante! Acho que este agora está a funcionar bem para mim: plano de treinos de corrida do GFD Running juntamente com este reforço muscular através da aplicação da Nike e que posso fazer à hora do dia que me der mais jeito, sem obrigações de horários para cumprir como poderia haver num ginásio. Agora é só manter a disciplina e sentir-me bem!

      Por acaso apenas experimentei exercícios de yoga e não gostei muito... Acho que não feita para coisas demasiado zen ;) Beijinhos

      Eliminar
  3. Adorei. É mesmo o que eu estava à procura: a corrida só não chega, mas também já não tenho tempo para ainda encaixar um ginásio!
    http://mysofterside.blogspot.pt

    ResponderEliminar