29/09/2014

A caminho da primeira Maratona - última semana de preparação

Pois é, a maratona está mesmo aí à porta. Falta menos de uma semana e os nervos começam a ser mais que muitos. Não há noite que não vá para a cama e que não pense nela antes de adormecer, e sinto sempre um nervosinho no peito. As dúvidas se conseguirei ou não, se vai tudo correr bem, interligam-se com os pensamentos positivos em que chego à meta todo sorridente e de braços no ar.

No domingo fiz o meu último treino longo. 20,20kms em 1h45m, o que deu um ritmo médio de 5'13". Ao fim dos 20kms não me sentia cansado nem com dores, o que me leva a crer que este poderá ser o ritmo que vou utilizar durante a prova. Se assim o conseguir, farei cerca de 3h50m, que é um belissimo tempo para uma estreia.

Durante esta semana vou fazer 2 ou 3 treinos mais curtos, mas com o ritmo que quero usar durante a prova, e em terreno plano. Tenho de apostar em fazer sempre um bom aquecimento antes de começar a correr, porque se não o fizer, arrisco-me a lesionar-me e morrer na areia da praia. Um ou outro treino em que não aqueci tão bem, senti dores nos gémeos da perna direita, que passava ao fim de algum tempo de corrida, mas que volta não volta sentia de novo e tinha mesmo de parar para alongar um pouco, e no final do treino as dores persistiam. É como se o músculo estivesse preso e não quisesse alongar. Outra coisa que sinto durante os treinos, são pequenas dores nas canelas (ambas as pernas) ao fim de 1,5km-2kms, que acabam por passar se acelerar o ritmo. 

De qualquer forma, agora é abastecer de hidratos, evitar gorduras desnecessárias, cortar com as bebidas alcoolicas, beber ainda mais água que o habitual e ir comprar os géis para me alimentar durante a prova. Já vi os abastecimentos que vamos ter durante a prova e estamos bem servidos de hidratação, portanto é coisa com que não me vou preocupar em levar. Será que alguém me sugere algum gel bom (e saboroso) para levar na prova? E cintos, alguém sugere um bom cinto para poder guardá-los?

Por fim, se alguém participou na maratona do ano passado, sabem-me dizer qual a melhor forma de ir ter à Baia de Cascais no domingo? Eles fornecem transporte ou tenho que apanhar o comboio/levar carro?

Aaah!! E já tenho número de dorsal! Todos os olhos postos no 2720!


PS: Como uma loucura nunca vem só, a inscrição para a Maratona do Porto, dia 2 de Novembro, já está efetuada. Entre as duas Maratonas ainda tenho a Corrida do Sporting, a Corrida do Aeroporto e a Corrida Montepio.

6 comentários:

  1. Eu também vou fazer a minha estreia na maratona, e as dúvidas e receios são exactamente os mesmos. Até o andar na rua esta semana é cheio de precauções para não me lesionar. Que paranoia. :)
    Vou levar 3 geis da power gel. Já experimentei algumas vezes e não me dei mal com isso. quanto ao cinto utilizo o porta dorsais da decathlon e dá para levar lá o gel (http://www.decathlon.pt/9720/cinto-porta-dorsal.jpg).
    Em relação ao transporte, vou de comboio e depois a pé até à partida.
    Força nisso e boa prova.
    http://tigasacorrer.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Já ouviste falar dos géis da zipvit? Já me disseram que são óptimos. Aproveita e dá uma vista de olhos no site www.cafpt.com . boa corrida!!!

    ResponderEliminar
  3. portanto...as endorfinas andam a dar forte!

    ou seja, 2 maratonas e 3 provas de 10 km no espaço de 6 semanas...ok, boa!

    boas estreias

    ResponderEliminar
  4. Eu uso os da Isostar, de 90gr e com rosca....são fáceis de abrir durante a corrida, e dá para ir tomando...tomo meio de cada vez.
    Boa Maratona.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Em primeiro lugar, a melhor das sortes no domingo!

    Sobre os gels, é um bocado complicado dizer o que quer que seja agora pois regra de ouro nº 1 é não experimentar nada de novo no dia da prova e agora já não tens um longo para a necessária experiência e certificares-te que não te faz nenhuma reacção indesejável...

    Quanto ao local da partida, este ano não será na Baía mas sim no hipódromo

    Força 2720!

    ResponderEliminar
  6. Em primeiro lugar, a melhor das sortes no domingo!

    Sobre os gels, é um bocado complicado dizer o que quer que seja agora pois regra de ouro nº 1 é não experimentar nada de novo no dia da prova e agora já não tens um longo para a necessária experiência e certificares-te que não te faz nenhuma reacção indesejável.

    Quanto ao local da partida, este ano não será na Baía de cascais mas sim no hipódromo

    Força 2720!

    ResponderEliminar