03/09/2014

A caminho da primeira maratona.

Ontem foi dia de fazer um treino mais longo. Como falta um mês para a maratona, chegou o momento daquele treino na casa dos 30kms. Era esse o objetivo, mas, e como às 21h já está bem escuro, acabei por fazer apenas 25kms. O que não foi mau. Deu para perceber que, a continuar a treinar bem, conseguirei atingir um tempo muito próximo daquilo que quero: sub 4h.

Comecei quase às 19h, depois de sair do trabalho, saindo do parque das nações, seguindo pela marginal e voltando para trás em frente à estação de Santa Apolónia. Fui sempre a um bom ritmo, aliás, a um ritmo rápido demais (5'18", quando queria ir sempre a 5'30") e no final só abrandei porque estava muito escuro e estava com medo de tropeçar em alguma coisa ou enfiar um pé nalgum buraco (o que me aconteceu uma vez, mas sem me magoar a sério). Uma vez que a maratona vai ser durante a manhã, e não durante a tarde com o tempo sempre a arrefecer, no próximo domingo vou fazer novo treino longo, desta vez para atingir mesmo os 30-32kms.

Outra coisa que me prejudicou um pouco o treino foi a tshirt que estava a utilizar, que, ao fim de 12kms, me estava a magoar imenso o mamilo direito. O facto de não levar abastecimento suficiente (apenas água) e de ao longo do dia e noite anterior não ter feito uma alimentação adequada, também fizeram com que a partir dos 21-22kms começasse a sentir os musculos a quererem "comer" e a não terem onde o fazer. Felizmente, e para grande alegria minha, os sapatos que comprei recentemente (Nike Structure 17, pronador) estão a cumprir as expectativas e consegui acabar o treino sem dores nos pés, canelas e as poucas marcas que tinha nos pés (pequenas bolhas) são o normal de corridas de longa distância.

Acima de tudo, foi um bom treino para perceber se o corpo e mente estão preparados para o que aí vem, e se o tempo que meti como objetivo é exequível. Acho que a resposta é positiva para ambos os casos.

Deixo aqui o percurso e os parciais do treino de ontem.


O percurso, sempre pela marginal, é sempre uma boa opção.
2h36' para 25kms, parece-me que dá para fazer 42 em menos de 4h.

A partir do km 22, houve zonas em que fui mesmo a andar, porque não conseguia ver o chão.
Foi onde acabei por meter metade do pé em cima de um degrau e outra metade fora, quase caindo.


6 comentários:

  1. O primeiro objectivo de um maratonista é sempre acabar... mas acho que para além disso, as 4h estão ao teu alcance. O ideal era os teus próximos treinos longos serem ao fim de semana, de dia, preferencialmente à hora da prova e trabalhando a constância da passada :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, este fim de semana (domingo) vou fazer um treino de 30-32kms, para treinar o ritmo que quero ir e perceber como é que o sol me vai afetar.

      Se te quiseres juntar. :)

      Eliminar
  2. Para primeira Maratona, penso que o ideal é não te preocupares com o tempo mas apenas com a meta. Com o treino que estás a ter, o mais natural até será esse tempo sair normalmente :)

    Um abraço e muita força para a estreia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O grande objetivo é mesmo terminar a correr, de braços no ar e com um sorriso pateta na cara... o resto, é bónus!

      Muito obrigado (vou precisar de força, vou!)

      Eliminar
  3. O Bluesboy e o João já disseram quase tudo...na primeira o objectivo deverá ser acabar, se for abaixo das 4h tanto melhor. Acrescento ainda que o velho mito, que a Maratona começa a partir dos 30km tem muito de verdade....não sei que plano de treino delineaste, se já fizeste longos a rondar os 30km ou não, mas comigo, a partir dos 32-35km a condição física começa a baixar drasticamente de km em km e é aí que a verdadeira luta começa, é aqui que entra a "cabeça" na corrida...o segredo está em gerir os primeiros 30km (ritmo, desgaste, alimentação e hidratação) de forma a quando chegar o momento haver forças para a luta, para ajudar a "cabeça". Convinha no longo de 30-32km levares o equipamento que vais usar na Maratona (e não custa nada levar um tubinho de vaselina no bolso), além de simulares a hidratação e alimentação.
    Aquele abraço e força nisso

    "O Sofrimento é temporal, a Glória é eterna"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é mito, é um facto. Existe ali a barreira dos 30kms, que, a meu ver, é mais pelo tempo que já vamos a correr do que propriamente a distância.
      Estou a seguir um plano de treino da App e site Runkeeper. Como sou Elite, tenho acesso aos planos de treinos. E o que estou a fazer é delineado para sub 4h e pelo Jeff Gaudette. Este domingo vou ter todas essas coisas em conta. Tenho de ir comprar uma bolsa para levar à cintura, para guardar gel e essas coisas. Vaselina é sempre bem pensado, mesmo que depois seja esquisito verem-me a esfregar os mamilos durante a corrida! haha

      Obrigado!

      Eliminar