18/09/2014

Corrida do Tejo 2014

Pois que a corrida já foi no domingo e só agora é que tenho tempo de falar sobre ela.

Provavelmente, toda a gente conhece esta corrida e já terá participado em alguma das suas edições. Se nunca o fez, acho que é uma prova que merece ser feita, quase exclusivamente pela vista do percurso. É verdade que se pode ir correr todos os dias na marginal, mas vê-la repleta de gente a correr, com a multiplicidade de cores dos equipamentos, tem outro encanto.

Sobre a organização só posso dizer que, felizmente, este ano já incluiram o podermos viajar no comboio com o dorsal. Na minha ultima participação, ao chegar à estação, ninguém  entrava sem pagar 1€ pelo bilhete. Tendo em conta que normalemnte não levo dinheiro comigo durante as provas, foi uma chatice e tive que voltar até Algés com o Armando: umas vezes a pé; outras vezes, andando. Na chegada havia uma medalha e a entrega de uns sacos com uma água e um Gatorade. Ouvi dizer que algures estavam a dar maças, mas não vi nenhuma e muita gente se queixou do mesmo. De resto, abastecimentos suficientes, uma zona uma nos podiamos refrescar (passando debaixo de uns chuveiros) e alguma música durante o percurso, dão a esta organização uma nota bastante positiva.

Quanto à minha prova, ia com um objetivo muito definido: novo RP. Para isso, teria de conseguir um tempo abaixo dos 44'30", coisa que não consegui. Fiquei-me pelos 45'44", o que acaba por ser um bom tempo. Senti-me sempre bem durante toda a prova, e se não fiz melhor foi porque, mais uma vez, tive medo de arriscar mais cedo. Tinha pensado em atacar a meta a partir do km 7, correndo a 4'20" até ao fim, mas entre o km 7 e 8 foi onde acabei por correr mais lentamente, porque, acreditem ou não, me distraí em pensamentos. Quando dei por mim e olhei para o relógio e vi que ia a 4'50", ia-me dando uma coisinha má. Lá acelerei e quando passei a indicação do km 9, dei o máximo que o corpo ainda aguentava.

De qualquer forma foi um ótimo treino para a maratona que aí se avizinha e percebi que estou numa forma considerável e que, se tudo correr bem, o sub 4h é um possibilidade (sim, eu sei, na primeira maratona devemos estar concentrados é em acabar e não no tempo, mas um gajo quer sempre um pouco mais e melhor).

O belo do dorsal personalizado

A cara feia do Mustache

Os parciais

O diploma e tempo oficial

2 comentários:

  1. É uma prova engraçada e que gosto mas paerce que só lá vou em anos ímpares :)

    O tempo afinal não estava assim tão fresco mas foi ainda te permitiu uma boa aproximação ao teu RP.

    A tua estreia na maratona é agora a 5 de outubro, certo?

    Pelo que tens contado estás mais que preparado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma prova gira, mais ainda quando chegamos à parte em que corremos a ver o mar. :)

      Sim, a temperatura não foi o que me privou de bater o RP, acho que foi mesmo a distração dos pensamentos.

      Sim, dia 5 de Outubro é a estreia mundial do Mustache nas maratonas, e sim, sinto-me preparado para o desafio. :)

      Abraço

      Eliminar