13/11/2014

Há coisas que só os corredores entendem...

Não posso falar por todas as pessoas, mas acredito que a muitos aconteça o mesmo que a mim.
Muitas são as vezes em que as pessoas me perguntam qual o interesse em correr; em estar ali entre 30 a 5h a correr, sabendo que não vamos ganhar nada; por que é que corres duas maratonas num mês; se não estava melhor na cama, num sábado ou num domingo de manhã; e, verdade seja dita, já cheguei à conclusão que não me vale de grande coisa tentar explicar. Há coisas que só quem corre é que entende.

Eu já não sei o que é ter umas unhas dos pés imaculadas, eu já não sei o que é uma segunda-feira sem ter as pernas doridas, eu já não sei o que é um fim de semana sem uma corrida (vá, agora sei porque estou lesionado e não corro desde a maratona do Porto, mas é só para não estragar o romantismo à coisa), eu já não sei o que é uma manhã de ronha na cama com a namorada!!

Quando uma pessoa começa a correr e se deixa morder pelo bichinho, rapidamente começa a delinear planos de treinos, planos de provas, objetivos concretos a nivel de distâncias e tempos. E como estes objetivos não se alcançam sem esforço e muita dedicação, quando chega a "hora H", damos tudo por tudo para o atingir. Às vezes, damos até mais do que aquilo que achamos que temos. Seja que distância for, queremos cruzar aquela meta, queremos saber que o nosso esforço valeu a pena, queremos sentir aquela sensação enorme de realização dentro de nós, que nos inunda de tal forma que, em alguns casos, não contemos as lágrimas.

Já corri todas as distâncias de estrada até aos miticos 42,195kms, e sempre que completei pela primeira vez uma distância nova, senti-me no topo do mundo. Confesso que foi na maratona de Lisboa que mais me emocionei, por todo o trabalho e sacrificio que fiz.

Agora, deixo-vos um video que já todos devem conhecer, que todos devem entender e que a todos vai arrepiar. Caso não sejam corredores, pode ser que o video vos responda a algumas perguntas.



7 comentários:

  1. Há coisas que só quem está lá dentro pode compreender :)

    Apenas uma correcção para quando dizes "sabendo que não vamos ganhar nada". Ganhamos tanto!!!

    Quanto ao video, lembro-me bem. Assisti a essa Maratona em directo, vi a nossa Rosinha chegar em 3º e arrepiei-me com essa cena que nunca mais esqueci

    Um abraço e força. Boa recuperação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que ganhamos, João. As outras pessoas é que não, pensam que o ganhar está em subir ao pódio, e. por isso, nos perguntam qual o interesse em correr se não o vamos subir...

      Não vi isto em direto, mas este é um daqueles videos que comecei a dar o devido valor. Tivemos grandes atletas fundistas, e, felizmente, parece que há mais alguns a aparecer.

      Abraço. Este fim de semana tenho mesmo de ir correr, para ver se isto já está tudo bom! :)

      Eliminar
  2. Momentos como este existem imensos e sempre que os vejo, infelizmente não consigo entender, ou até consigo.
    Por um lado entendo que não queiram desistir, mas ao mesmo tempo, o chegar a este limite das forças valerá a pena?!
    É realmente um ponto de discussão :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que te relembrar o teu post da tua meia-maratona? Aquele em que nos disseste que estiveste à beira de desistir, mas que não o fizeste, que tinhas de ir até ao fim, coisa que fizeste, mesmo cheia de assaduras e dores? :)
      Agora depende da corrida, do nosso objetivo e de onde a corremos. Neste caso eram os Jogos Olimpicos, há todo um desejo interno aumentado, para se chegar ao fim.
      Mas sim, acho que uma meta não compensa uma vida..

      Beijinho

      Eliminar
  3. E nessa mesma maratona o Carlos Lopes trouxe ouro para Portugal.
    Prova de esforço, dedicação e muita determinação.
    Acabou fresco.

    Agora, que fique claro um ponto: se eu estivesse nuns Jogos Olimpicos acreditem que faria o necessário esforço, noutra prova, sendo eu um atleta miserável de pelotão temos que saber parar, pois temos vida para além das corridas

    Boa recuperação

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o Carlos Lopes comeu um cozido ao jantar e de manhã um pão com manteiga Planta.:D

      Sim, acho que o facto de serem os Jogos Olimpicos, fez com que ela desse tudo por tudo, e já o que não tinha, para não cair para o lado e atravessar a meta. E, segundo o video, foi o motivo para que atletas possam receber assistência sem serem desclassificados.

      Obrigado. Abraço.

      Eliminar
  4. Há coisas que só quem corre consegue entender

    ResponderEliminar