06/11/2014

Missão Meia Maratona dos Descobrimentos

Um dos aspectos que mais gosto na corrida é a forma como, perdida a forma física, voltamos a olhar para objectivos simples com a mesma paixão com que víamos, em pleno pico de forma, o bater de um PBT.

No meu caso, a grande aventura para Dezembro vai ser terminar a Meia Maratona dos Descobrimentos abaixo de 1h50min. Sim, eu sei, é um objectivo bastante mais comedido do que um UTCMQQCA - Ultra Trail Com Mais Quilómetros que Certas Auto-estrada, mas um paterfamilias tem que começar por algum lado após três meses de noites mal dormidas, não é?

Assim, para quem anda a fazer regularmente treinos não abaixo dos 05:20/km, isso pede um pouco mais de esforço e obriga a introduzir algumas mudanças na rotina de treinos.

Este video ilustra bem o que tenho passado.
Pronto, eu sei, exagero. obviamente que não ando para ai
a correr com um cão com uma mantinha panisgas para o proteger do frio, 
Mas de resto é igual... cof cof...

Assim, desde a semana passada, seguindo o método Rocky Balboa aplicado à corrida de fundo, inclui um treino de fartlek armado em intervalos por semana. O objectivo é o de aprimorar a velocidade, para tornar possível fazer a Meia Maratona a ritmos de 05:10 e acabar confortável.

Parciais das sessões de tortura fartlekeira da semana passada e desta.
Para a semana a ideia é passar aos 4min a intensidade 5 com 1 min de recuperação (x3)

Como o objectivo e´correr uma Meia Maratona e não a XVIII milha urbana de Alguidares de Baixo, irei ainda, aos fins de semana, introduzir longuitos de 10km esta semana e de 15km na próxima, para testar como reage o corpo a uma passada próxima dos 05:10, para, na Meia Maratona, fazer algo muito semelhante ao plano abaixo

Fonte: coolrunning

6 comentários:

  1. O mais impressionante quando, por qualquer razão, no teu caso paterfamilias, deixamos de correr, é a rapidez com que perdemos a "forma"!! Mas é bom resgatar objectivos, força nesses treinos!
    Bjs
    PS: Esse UTCMQQCA pareceu-me interessante, quando e onde são as inscrições? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. perder a forma??? como??? quem, quando???... a mim nunca me aconteceu...cof cof...desculpem...qualquer coisa na garaganta...cof...

      Eliminar
  2. E é isto... uma pessoa pára uns tempos e vemos a forma puff a ir-se que nem canhão lançado!!
    Força nesses treinos e GRANDE objectivo mister paterfamilias :P

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. O interessante é que tanto perdemos a forma, mas também rapidamente a podemos recuperar. Dá-lhe com alma :) Força nisso.
    Abraço

    P.S. 3 meses de noites mal dormidas? Hmmm...já falta pouco para começar a dormir a noite toda, ou não - se for como a minha mais velha tás lixado e mais não digo :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se for como o meu...ahhh, bom, sim, sim, vais começar a dormir muiiiito bem....

      Eliminar
  4. Olha, se os joelhos deixarem espero ir a essa, embora ainda não me tenha inscrito.

    Também faço fartleks à la CC (Carlos Cardoso): tudo o que é rampa é para fazer a 190 bpm pelo menos :) o problema é onde moro...temos as 7 colinas de Lisboa e temos as dos arredores...

    Abraço bons treinos e quem sabe umas noites bem dormidas

    ResponderEliminar