01/03/2015

Corrida da Árvore 2015 - report by Fiona

Parece que este início de 2015 está a ser fértil em estreias em provas. Hoje foi o dia de me estrear na Corrida da Árvore, uma prova de 10 km em estrada que decorre em Monsanto, o belo pulmão da cidade de Lisboa. 

A bela paisagem que se pode ter na Alameda Keil do Amaral

A manhã começou cedo na Alameda Keil do Amaral, o ponto da chegada desta prova e muito próxima da partida que estava localizada um pouco mais acima, na Estrada do Penedo. Apesar as nuvens que se podem observar na fotografia, estava uma manhã bem agradável para a prática da corrida, o que se reflectiu no número de participantes divididos pela prova de 10 km e pela caminhada. Próximo das 10h, foi altura de me encaminhar para a partida onde me encontrei com alguns Pernas de Gafanhoto que aproveitaram a manhã de domingo para juntar mais alguns quilómetros às suas pernas, alguns deles com a Maratona de Paris no horizonte. Logo após a partida, houve ainda oportunidade para me cruzar com alguns membros da crew Correr na Cidade que estavam a fazer um treino de trail por Monsanto.

Prova em Monsanto que se preze não deixa de partidas subidas e descidas no seu percurso e esta Corrida da Árvore não foi excepção. Sempre por estrada, o percurso lá se fez ora subindo ora descendo mas sempre a tentar manter um ritmo que permitisse não terminar muito para além da hora. Já ia a contar com algumas dificuldades (em Fevereiro apenas corri três vezes, uma delas no Grande Prémio do Atlântico no fim-de-semana passado) e não me poderia meter em grandes aventuras que me fizessem passar a linha de chegada com a sensação que tinha perdido os pulmões algures no meio de Monsanto. A gestão da prova permitiu-me acabar bem e com pernas suficientes para fazer um último sprint nas últimas centenas de metros.

Após a chegada tive ainda oportunidade de estar à conversa com o corredor que escreve as linhas do Corro, logo Existo! o que é sempre bom nestes momentos de convívio. Tudo a correr pelo melhor nesses treinos!

A linha de chegada

A organização não esteve mal de todo mas tenho pena por não poder ficar com uma recordação da prova. Bem sei que nem todos dão valor às medalhas que muitas vezes são fornecidas mas confesso que eu gosto da medalhinha no final da prova. A Corrida da Árvore, ao realizar-se no mês de Março e da Primavera, caracteriza-se pela oferta de uma árvore a todos os participantes para que possa depois ser plantada. Apesar de ser uma oferta diferente e engraçada, confesso que alguns dos comentários que ouvi dos participantes, antes e depois da prova, me deixaram a pensar... A maior parte das pessoas não sabia o que fazer à árvore de oferta. Num apartamento não dá assim muito jeito plantar uma árvore e nem todas as pessoas têm um quintal ou uma área fora da cidade onde possa dar a devida atenção a esta pequena oferta. Muitos diziam que o mais provável seria a árvore ir parar ao lixo... Pergunto-me... Não seria mais engraçado (e mais sensato!) dar-se outro tipo de oferta aos participantes e oferecer estas pequenas árvores a locais em Portugal que necessitam de ser reflorestados após os incêndios que caracterizam sempre o nosso verão? Serão que estas pequenas plantas não teriam um futuro muito mais saudável e positivo para a comunidade se não fossem oferecidas desta forma? Fica aqui a dica.

O Garmin não mente!

O saldo da estreia é positivo. Consegui não terminar muito para além da hora e penso que um tempo de 1h09' é bastante bom para o traçado em causa. Mais uma prova a repetir num próximo ano!

Bons treinos e boas corridas!

Fiona

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiquei bastante contente com o tempo, confesso que estava à espera de fazer um pouco mais... Se calhar mais em torno da 1h15' mas correu muito bem!
      Por acaso trouxe a árvore mas somente porque vou poder oferecê-la a quem tem espaço para a plantar ou garantidamente não a teria trazido. Penso que poderá ser um desperdício tendo em conta tantas zonas que temos em Portugal a necessitar de novos habitantes destes.

      Continuação de bons treinos e votos de boa semana :)

      Eliminar
  2. Agora não páras!

    Fiz essa prova o ano passado, este ano decidi não o fazer, afinal o trajecto é o que faço habitualmente ao fim de semana, quando estou curto de tempo mas gosto de ir limpar um pouco a cabeça.

    O trajecto é durinho mas gosto muito dele, mesmo na estrada quase que parece que estamos no meio da floresta:)

    Esse tempo para a prova que é e para quem correu apenas 3 vezes em Fevereiro está muito bom!

    Por causa das razões indicadas preferi nao trazer a minha árvore o ano passado.
    Mas também não é preciso pôr no lixo, afinal estão em Monsanto...basta escavar um bocadinho;).

    Mas a tua opção também faz sentido, x corredores, x árvores de oferta para uma zona vitima de incêndios.

    No Garmin, por baixo do tempo de prova, 606? Acumulado?

    Bons treinos, boa semana

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São as calorias :) Ainda não descarreguei para a plataforma garmin connect e por isso não sei qual é o acumulado...

      Eliminar
    2. ahhhhhhhhhhhhh, estava a achar demasiado!...pois tem lá um C...enfim...vou ali tomar umas vitaminas :)
      Numa volta semelhante mas em sentido contrário :) tenho cerca de 380D+

      Eliminar
  3. Fizeste uma boa prova!! :)
    Estás de parabéns.
    Nunca fiz essa, mas acho super engraçado realmente darem uma árvore... mas tem esse pequeno grande senão.. o que fazer a ela.. uma vez que nem todos têm a disponibilidade e a oportunidade de plantar as árvores.... e nem todos também é verdade que damos o devido valor a estes gestos... infelizmente.
    Concordo contigo.... ao menos que doassem uma árvore por cada atleta...

    Beijinhos e óptimos treinos

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela prova! Eu acho a oferta da árvore engraçada mas, realmente, quem não souber onde a colocar mais vale não a aceitar do que ir acabar no lixo! :S
    Muitos parabéns pela prova e bom regresso aos treinos. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns pela prova. É bom ver que depois de tanto tempo ausente, seja por lesão, seja por outros motivos, a forma começa a voltar, e tenho a certeza que não demorará muito que vou voltar a fazer tempos piores que o teu.

    Quanto à arvore que recebi no final, e morando eu em numa cidade, não tenho como a plantar, mas existe um local onde a vou colocar, juntamente com os meus pequenos, e espero que esta consiga crescer e que seja a árvore "deles".

    Assim, daqui a alguns meses a minha árvore irá viajar até às zonas de Castelo Branco onde será plantada.

    Acho boa a sugestão de as árvores serem entregues para serem plantadas, numa área ardida, mas para que funcionasse deveria ser feito registo desse momento e divulgado pelos atletas, para que não ficasse a ideia de ser uma promessa "vã", como muitas outras que por aí andam.

    Bom regresso aos treinos e força com esse objetivo. Espero poder estar lá para ver, ou melhor, quando eu chegar, saber que o conseguiste, pois de certeza que serei bem mais lento.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
  6. Vergonhoso só comentar agora!
    Parabéns pela prova e só é pena que o trio não se tenha juntado para esta. :(

    E tens toda a razão, a ideia de oferecer uma árvore é muito boa, mas entregarem sem pensarem se as pessoas têm ou não possibilidade de lhe dar outro destino que não o lixo, é que é pior. Espero que a tenhas plantado. Caso não tenhas onde, podes usar o meu quintal no Alentejo para o efeito.! :D

    ResponderEliminar