25/02/2013

Run Sintra Trail By Night - Report

Antes de mais devo já avisar, que este é um report diferente do habitual, pois infelizmente eu não participei nesta prova, com muita pena minha...

Como devem saber (quem lê o blog), as minhas ultimas semanas têm sido algo atribuladas, entre exames, projectos para a faculdade e umas viroses... ficando a corrida um pouco de parte. Com tudo isto, falhei os prazos de inscrição para o Run Sintra Trail By Night!! Mas isso não me impediu de ir dar apoio aos meus colegas de equipa (Pernas de Gafanhoto) nesta prova que decorreu na belíssima vila de Sintra.

Chegamos ao local por volta das 19h e pouco, a prova tinha hora marcada para as 20h30 e era necessário ir ao Parque da Liberdade buscar os dorsais antes. E foi logo ai que começou a aventura, pelo menos para quem não está habituado a orientar-se no escuro, pois o percurso até ao local onde se levantavam os dorsais era completamente as escuras, e ai foi altura dos atletas darem uso as suas lanternas de forma a iluminar o caminho.

Animais que se encontram á noite em Sintra

Levantados os dorsais, tivemos que nos dirigir ao Palácio Nacional de Sintra, local onde iria decorrer a partida da prova.
Entretanto fomos encontrando mais caras conhecidas dos Pernas de Gafanhoto, e lá fomos metendo a conversa em dia e tirando algumas fotos (brevemente aqui neste blog).

Uma das atracções desta prova, além da belíssima vila de Sintra, era o grande atleta Dean Karnazes, que fartou-se de tirar fotos com os atletas que assim querias. Infelizmente não tirei nenhuma foto ao atleta.



A hora de partida começava a aproximar-se, e os atletas começavam a ficar agitados, pois não havia sinal algum da organização e o frio cada vez mais se fazia sentir... 20h30, e nada.... cantou-se o Grândola Vila Morena enquanto a prova não começava, e só por volta das 21 horas e que apareceu alguém da organização a fazer uma apresentação do percurso da prova, mas sem justificação para o atraso. Após essa apresentação deu-se então inicio a prova.



Tinham passado poucos metros após o inicio da prova, no momento em que ocorreu o primeiro engano no percurso, não havia ninguém da organização no local em que os atletas deviam virar para uma rua estreita, e a sinalização não estavam nada visível, eu próprio só a encontrei com muito dificuldade. 



A partir deste momento, só voltamos a encontrar alguns atletas novamente, quando decidimos ir dar um passeio até a zona da Quinta da Regaleira (frio?!? não sei o que isso é!!), e como é que estavam esses atletas? Perdidos pois claro! Ouve quem nem sequer entrasse na quinta da Regaleira, ouve quem andasse as voltas dentro da mesma, passando pelos mesmos sítios varias vezes! Eu como bom repórter que tentei ser (apesar das escassas fotos), lá consegui entrar sorrateiramente dentro da quinta também, e mais uma vez, encontrei uma sinalização do percurso muito má... eu próprio fiquei confuso, e não ia a correr!!

Depois de vermos chegar os últimos atletas á quinta, pensamos em ir até á meta, e desta vez fomos nós quem ficou perdido! Quando fomos levantar os dorsais, reparei que ao lado estava um pódio, e por isso pensei que a meta fosse naquele local... e a verdade é que não me enganei, mas o portão por onde tínhamos entrado anteriormente, estava fechado! Lá tivemos que ir em busca de outra entrada juntamente com outros familiares e amigos dos atletas... 

Quando chegamos ao local da meta, já os primeiros atletas tinha chegado e pouco depois começaram a chegar alguns Pernas de Gafanhoto!

Ficamos junto a meta, e fomos ouvindo as historias dos atletas que iam chegando, e cada vez mais, ia ficando maravilhado com o que ouvia... apesar de toda a desorganização, da sinalização de percurso deficiente... eu só ouvia historias maravilhosas sobre o percurso, sobre o ambiente entre os atletas, sobre as voltas que eles davam perdidos... os atalhos que faziam... fiquei com tanta vontade inveja daqueles atletas que enfrentaram o frio da Serra de Sintra naquela noite... sei que não é uma coisa bonita de se ter, mas é a verdade... eu queria estar na pele deles, ter vivido aquela aventura!! 

Apesar de tudo o que posso ter corrido mal, esta é sem duvida uma prova com um enorme potencial! E eu vou marcar presença na próxima edição, isto caso não ocorra nada contra até lá! 

Espero que tenham gostado deste meu report, apesar de não ter participado nesta prova... prometo que para a próxima irá ser diferente! :D

Boas corridas!




2 comentários:

  1. Grande report! Também fiquei com pena de não ir... Para o ano, quem sabe... :)

    Os problemas de organização neste país são transversais... Ora nas indicações de trânsito, ora no trail...
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Na altura não me inscrevi porque achei a prova um pouco cara. E, tendo em conta o preço, seria de ter mais cuidado com certos "pormenores". Posto isto, não duvido que tenha sido uma experiência espectacular e seja uma prova que valha a pena. Sintra, só por si, já é um grande cartão postal.

    Beijinhos e boas corridas.

    ResponderEliminar