05/02/2013

Trail - será que vou ser arrastado para a moda?

Até aqui, a minha participação em provas tem sido feita exclusivamente em corridas de estrada.

Nos últimos tempos, com o impulsionar do trail em Portugal, o número de provas nesta especialidade tem aumentado significativamente, o que me tem vindo a aguçar a curiosidade.

É certo que fiz, há já algum tempo, um treino sob temperaturas glaciares em Monsanto. A coisa acabou ao fim de 14 km, com os meus defuntos Asics 1140 afogados em lama e uma valente dor de burro.

Desde ai, nunca mais repeti um treino desta natureza, mas algumas dúvidas me assaltam a mente de vez em quando:

  • Será que aguento? 
  • O estar sempre atento a obstáculos não irá contra a minha tendência para divagar quando corro?
  • Até que ponto é que será sensato fortalecer a parte superior do corpo antes de me meter numa coisa dessas?
  • Há probabilidade de me partir todo num single track?
  • Devo comprar sapatos de trail?
  • As joalheiras do volley dar-me-ão jeito?
  • Os esquilos atacam Pernas de Gafanhoto?

A pensar nestas e noutras questões, inscrevi-me na prova de 19km do Lisbon Trail Marathon, a realizar-se em 06/07/2013, pelas 20:00. O percurso não me parece difícil e até lá tenho tempo de sobra para ficar um autêntico Rambo (com faca do mato dos escuteiros na boca e tudo)!

Quem mais alinha?

4 comentários:

  1. Não penses tanto e experimenta! Eu também estou longe de ser pró e nem ténis próprios tenho, mas é uma aventura :) Claro que eu não tenho vergonha nenhuma de fazer "maus tempos", sei que os rapazes são um bocadinho mais orgulhosos com isso... ;)
    Em Abril, se tudo correr bem, estou a pensar fazer o meu primeiro trail grande (para mim): 20km. Até lá vou ter de comprar uns ténis, mas entretanto, vou fazendo trilhos mais pequenos.

    Acho que depois ganhas o gosto. Boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprar sapatos para trail vou ter que o fazer que isto de ter tornozelos finos à bailarina do Bolshoi traz um rol de potenciais riscos.

      O trail creio que seja uma experiência mais humilde que a corrida em estrada, dai que aquela máxima de "o orgulho é o caminho do erro" se aplicar muito bem no que toca a marcas pessoais ;)

      Eliminar
  2. Aguentares, de certeza que aguentas, os Quenianos começam por correr em trails antes de irem para o alcatrão, logo isso não é problema! lol

    Quanto à atenção aos obstáculos, como costumo treinar muitas vezes à noite na Quinta das Conchas, acabo por treinar um pouco essa vertente, pois tenho que estar mais atento ao percurso. Tens que vir uma noite destas comigo! :)

    Os ténis de trail para mim é que já são um obstáculo... pois como adquiri uns para estrada recentemente, não me dá jeito nenhum comprar uns para trail, mas sem duvida, se estás a pensar continuar com o trail, vão ser um óptimo investimento!

    Eu estou ainda a ponderar se vou a esta prova, mas o preço assusta-me um bocado... lol

    Boas corridas grande Queniano José Luís!! :D Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devia ser muito novo porque não me lembro de fazer trails em miúdo, lol

      Treinar na quinta das conchas é boa ideia sim sr. Temos que combinar :)

      Os sapatos, se os comprar, terão que ser baratos, mas impermeabilidade e estabilidade terão que ter.

      O preço não é pouco, mas grande parte é para uma boa causa. Se fossem 20€ para uma prova 100% comercial, era sem dúvida despropositado. Sendo assim, não acho tão descabido. :)

      Eliminar