21/02/2013

Treino de intervalos - balanço do treino de ontem

Conforme planeado, fiz ontem um treino de intervalos e sobrevivi.

Os parciais, para cada um dos 4 minutos a 4:42 foram os seguintes:

4:49
4:42
4:39
4:29
4:26
4:23

O que dá uma média de 4:34. Estou maravilhado* comigo mesmo!

Acabei o treino sem problemas de maior e recuperei bem rápido.


* para os atletas mais jovens que não se lembram da célebre expressão Estou maravilhado, cá segue esta pérola para se contextualizarem (sim, isto era um anúncio nos primórdios da SIC).



10 comentários:

  1. Estás muito forte! Ainda não vai ser na meia que te vou conseguir acompanhar! lol

    abraço e boas corridas!

    ResponderEliminar
  2. Sabes que o Senhor "Estou Maravilhado" era um vizinho do bairro dos meus pais?! É verdade, só celebridades naquela zona. :)

    Belo treino! Parabéns!
    Eu não percebo muito de intervalos, séries e afins... É melhor correr 400 metros a mais velocidade e descansar durante mais tempo, ou correr 800 metros a menos velocidade e descansar menos tempo? Ou o contrário de tudo isto? Deve depender dos objectivos, suponho. A única coisa que faço é uma espécie de fartleck, de acelerar e reduzir consoante a minha vontade durante a corrida...

    Bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Estou duplamente maravilhado!

      Em relação a intervalos, desde que acabei o curso, que não tinha experimentado um, até ontem. Também não percebo muito, estou só a fazer o que os senhores da Garmin me mandam lá no plano deles (se der para o torto, já sem a quem atribuir as culpas :D).

      Como em tudo, acho que desde que a pessoa saiba estar atenta aos sinais que o corpo dá, depois adapta os intervalos a si própria... custou-me um pouco no início forçar-me a estar àquele ritmo, mas uma vez lá, aguentei-me bem... como só está planeado fazer um treino destes por semana, vou cumpri-los até à meia maratona para ver se são eficazes ou não.

      Bons treinos! :)

      Eliminar
    2. Os Senhores da Garmin não te mandam fazer subidas? :D Isso sim um belo treino! :P

      A única vez que fiz fartlek, foi quando segui os treinos do adidas miCoach, e acabei o treino praticamente a cair para o lado lol

      Eliminar
    3. Intervalos são intervalos, fartlek é toda uma outra coisa (muito mais a meu gosto). Consiste em acelerar ou abrandar, conforme nos dê na telha... é um treino muito mais recreativo... se acabaste com os pulmões de fora, talvez tenhas feito algo mais semelhante a intervalos que a fartlek. Fartlek é fixe! :D

      Os senhores da Garmin que fizeram o plano não sabem o que são subidas... depois da meia maratona e quando a ciclovia da Av. do Brasil - Quinta das Conchas estiver pronta, temos que combinar atacar as subidas das Conchas (e quando formos grandes, conquistar Monsanto!) :D

      Eliminar
  3. Grande treino! :)
    Eu também devia fazer mais treinos assim, mas normalmente vou simplesmente correndo. Só me lembro de séries nas vésperas de corridas de 10 km.
    Continuação de bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)

      Outra cosia que me esqueci de referir é o sítio onde treino... o facto de ter pista de atletismo e dar para contornar a pista à volta (570m de perímetro), facilita muito as coisas. No EUL ainda é mais fácil, porque a volta da pista olímpica é plana.

      Experimenta um dia desses fazer um treino de intervalos... mesmo que seja numa de experimentar por experimentar :)

      Bons treinos!

      Eliminar