17/07/2013

Parabéns Carlos Sá!

 Ontem o grande Carlos Sá venceu, na sua primeira participação, a Badwater ultra-marathon, a mais difícil e exigente prova de atletismo do mundo. 217km, que culminaram num final dramático, no qual o atleta de Barcelos conseguiu ainda ganhar vantagem em relação ao segundo classificado. Terminou a prova num tempo assombroso de 24:38:16. Mais de um dia em prova, sob temperaturas a rondar os 50ºC.

Para quem corre, imaginar essa distância (cinco maratonas), as condições da prova e o facto do atleta ter vencido na estreia, é ainda mais difícil de compreender. É um feito enorme. Comparável a um campeonato do mundo de futebol (mas com um sacrifício incomensuravelmente superior) ou uma volta à França (mas bastante mais quente, muito mais).

Esta conquista é mais um notável feito no palmarés do ultra-maratonista mais completo a nível mundial.Será mesmo o feito mais notável.

Pessoalmente, retiro muito em termos de aprendizagem de um feito como este. A transposição para a nossa vida do dia-a-dia é um exercício muito frutífero. Não foram os factores externos que ditaram o sucesso do Carlos Sá, mas os seus recursos internos. O treino, a disciplina, a capacidade de sacrifício, o optimismo e o maximizar das suas capacidades fisiológicas. A génese do sucesso está em nós e não nas maiores ou menores adversidades com as quais nos cruzamos.




"Nós portugueses vivemos num clima quase depressivo. Temos de ter objectivos muito fortes no nosso dia-a-dia. É esta mensagem que quero deixar aos portugueses, que acreditem, que lutem, porque sem trabalho, sem sacrifício, nunca vamos conseguir mudar este país" (Carlos Sá, vencedor da Badwater ultra-marathon de 2013).
 
 

0 comentários:

Enviar um comentário