09/12/2013

I Meia Maratona dos Descobrimentos - report by bluesboy

Antes de passar ao relato da prova de hoje, quero aqui deixar o meu elogio pela forma como a Xistarca organizou esta Meia Maratona. Acertou na distância, o percurso aproveitou o que de melhor a zona ribeirinha da capital tem, os voluntários da prova transbordaram simpatia e apoio aos atletas e a aposta numa meia maratona em Dezembro revela-se acertada.

Agora a prova propriamente dita... Em vez de levar carro,optei por madrugar um pouco mais e ir de comboio para Belém. Apetecia-me desfrutar de todos os pormenores e "pormaiores" da prova de uma forma mais calma e nada melhor do que me enfiar num comboio às 08:40 no Cais do Sodré para o efeito.



Um pouco antes das 09:00, já me encontrava nas imediações do Mosteiro dos Jerónimos a rapar um briol glaciar, de luvas a proteger o que restava das dez delicias do mar dos dez dedos das mãos. Pouco depois começaram a chegar os bravos Pernas de Gafanhoto que se aventurariam (com grandes tempos) na meia maratona.


Rapidamente chegou a hora de partida e fomo-nos dirigindo para a dita cuja (a partida, portanto), onde estava de facto menos frio, até pelo calor humano que se fazia sentir. Tinha delineado para mim hoje uma prova conservadora, com uma passada a rondar os 05:20 ou mais lento e estava firmemente comvicto que isso seria a chave para apreciar a prova, o grande objectivo para hoje.


Os três primeiros quilómetros foram um misto de desentorpecimento, descida vertiginosa e procura de uma cadência base e a partir dai até ao Terreiro do Paço, procurei manter-me algure nos 05:15, dado que era o ritmo no qual me sentia mais equilibrado. Deu para cumprimentar corredores conhecidos, apreciar a neblina que escondia o rio, ver a enorme moldura de atletas estrangeiros no pelotão e chegar ao Terreiro do Paço e perceber que afinal não tinha que escalar até aos Restauradores.

Nessa altura foi para mim claro que podia baixar da 01:50, não obstante ter vindo até ai a uma passada de passeio. Estuguei um pouco o passo e foi sem dificuldade que cheguei aos 15km em 01h18m e a partir fai andei, sem dificuldade, a ritmos sempre muito perto dos 5min/km e nos últimos dois quilómetros abaixo disso.

Terminei a prova com 01:49:17, numa manhã muto agradável, solarenga na sua parte final e em que os Pernas de Gafanhoto, que ontem comemoraram cinco anos, se suplantaram, com recordes pessoais verdadeiramente avassaladores (tempos entre a hora e 35 e a hora e 40).

13 comentários:

  1. Parabéns pela prova, pela marca, pelo aniversário da equipa, por tudo!

    Um abraço :)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns!! Quais foram os meus quilómetros?? :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)

      Foram o 20º e o 21º (este último feito a 4:44/km)
      Bjs

      Eliminar
    2. Muito bem! Quando se dá, dá-se o melhor! :))) Bjs

      Eliminar
  3. Parabéns pela excelente prova (que inveja ;) ). Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. :)

      Para o ano, fazemos esta juntos e baixas das 2h, combinado?

      Bjs

      Eliminar
  4. Parabéns! Ainda te vi passar algures durante o retorno mas vinhas "in the zone" e nem nos viste :)

    E parabéns à equipa!

    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava em estado "deixa cá ver se eu consigo fazer isto abaixo da hora e 50". Ainda vi o João, depois não vi mais ninguém, lol!

      Obrigado.

      Bjs e boa semana :)

      Eliminar
  5. Parabéns pela prova e também aos Pernas de Gafanhoto pelo 5º aniversário.
    Abraço e continuação de boas corridas.

    ResponderEliminar
  6. O briol glaciar é um bom impulsionador de grandes marcas. ;) Parabéns a ti e aos restantes gafanhotos.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Nada como briol glaciar para evitar que o motor começasse a deitar fumo lá pelos 15km. Deve ter sido a meia maratona que me custou menos a fazer. Aliás, não custou nada, lol!

      Bjs

      Eliminar