16/02/2014

Das boas descobertas do fim-de-semana...

Ontem, e aproveitando que finalmente o senhor São Pedro se dignou a dar-nos um pouco de tréguas e a brindar-nos com um pouco de sol, pude fazer o tão ansiado treino no exterior conforme indicação do fisioterapeuta para ver se a minha banda iliotibial estava mesmo a ser uma linda menina (mas isso será assunto para outro post).

O que pretendo partilhar convosco por aqui é a descoberta que fiz ontem no Jamor, que provavelmente alguns dos que lêem este blog já têm conhecimento, mas achei que seria algo muito bom de falar por aqui. Não sei se sabem mas existe, a nível nacional, o Programa Nacional de Corrida e Marcha (página aqui), um programa articulado da Federação Portuguesa de Atletismo, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e do Instituto Português do Desporto e Juventude. Trata-se de um programa destinado a divulgar estas duas disciplinas do atletismo, a corrida e a marcha, e promover a prática desportiva entre todas as pessoas, com lugar de destaque para os mais jovens que possam ser potenciados no desporto de competição. Apesar deste grande destaque para os mais jovens que possam vir a ser federados, este programa está aberto a qualquer pessoa que seja apaixonada por corrida ou marcha e foi exactamente isto que eu descobri ontem numa deslocação ao Jamor. 

Ao consultar a página deste programa, podemos encontrar diversas dicas sobre a prática da corrida e marcha bem como ficar a conhecer um pouco melhor as suas características. E falando concretamente da possibilidade de estarmos inscritos neste programa nacional... Segundo a informação que me foi passada ontem no Jamor a inscrição processa-se da seguinte forma: é preenchido um formulário com os dados de cada atleta que pode ser obtido na recepção da piscina do Complexo do Jamor, na recepção do Centro de Alto Rendimento do Jamor ou na página do programa. E o que nos oferece este programa e quanto custa a inscrição? A inscrição tem um custo de 7€ por época desportiva, sendo o pagamento feito por transferência bancária para a Federação Portuguesa de Atletismo. Por este valor tem-se direito a:
- Seguro desportivo durante a época a que se refere a inscrição.
- Possibilidade de utilizar a pista de tartan do Estádio de Honra do Complexo do Jamor (com diferentes horários consoante seja Verão ou Inverno).
- Possibilidade de utilizar os balneários do Centro de Alto Rendimento do Jamor (o valor e cada utilização unitária, para quem não pertencer a este programa, é de 1,5€).
- Possibilidade de ter descontos especiais para os membros do Programa nas lojas Sport Zone).
- Possibilidade de poder participar em treinos acompanhados três dias por semana (3ª e 5ª feiras ao final da tarde e sábados de manhã).

Agora digam lá que esta não foi uma boa descoberta de fim-de-semana?

Bons treinos e boas corridas!

Fiona

2 comentários:

  1. É um programa interessante, e acho que já me tinha "cruzado" com ele na internet. O grande problema é a rigidez de horários, algo que é essencial numa coisa deste género.

    No meu caso não dá para encaixar, pelo que os treinos ficam para locais perto de casa e do trabalho, naquelas abertas que se vai conseguindo com uma gestão semanal.

    Continuação de bons treinos

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A parte de conseguirmos conciliar os treinos dados pelo programa com o nosso planeamento semanal pode ser complicado mas, pelo que percebi, não se é obrigado a participar nos treinos quando se faz a inscrição no programa. Podemos apenas utilizar as instalações ou participar nos treinos. Nesse aspecto, não tendo essa obrigatoriedade, acaba por poder ser interessante já que nos permite utilizar as instalações do CAR, fazer o nosso treino e podermos seguir para o trabalho algo do género. Bons treinos!

      Eliminar