11/03/2014

Notícias da fasceite

No seguimento do meu post anterior, consegui cumprir durante esta semana o que me tinha proposto:

  • Três treinos (de 5, 7 e 12,5km) servindo como teste para a Meia-maratona;
  • Os alongamentos e mezinhas já descritas no post anterior;
  • A consulta de ortopedia (ontem);
Treinos
Sobre os treinos, não há muito a dizer. Não tive queixas durante os mesmos, apenas nos alongamentos feitos imediatamente a seguir. No treino mais longo, de Domingo, estava à espera de algumas dificuldades a nível do pé, mas acabei por as ter pela falta de forma física. Alongar logo de seguida é bastante útil, pois nota-se claramente que os tendões e a fáscia estão bem quentes o que facilita de sobremaneira a sua distenção (a sensação acaba por ser semelhante a esticar um elástico).

Alongamentos
Continuei esta semana com alongamentos dos gémeos, pé e algum fortalecimento do core, com pranchas. Uma das causas que creio estar na origem desta lesão é alguma preguiça em educar a minha postura quando corro. Tentar fortalecer o core pode ajudar a enviar menos tensão para as pernas e pés.

Consulta ortopedia
Ontem fui pela primeira vez à CUF Alvalade, clinica com muitas valências de medicina desportiva, situada, naturalmente, no grande Estádio de Alvalade.

Tive consulta com a Dra. Rita Carvalho Silva, que me pediu para fazer uma radiografia e uma ecografia ao pé, a fim de verificar se se trata mesmo de uma fasceite.

Abordámos as possíveis causas e tratando-se de uma lesão de impacto cumulativo é sempre difícil estabelecer uma causa isolada. De qualquer forma, estou no caminho certo, no sentido de reduzir a quilometragem, ter trocado de sapatos, aplicar Voltaren gel no pé e alongar com frequência. O repouso, nestas lesões, é também essencial.

Em termos de actividade física, apenas tenho a restrição de não correr mais do que 40 minutos, o que deita por terra a participação na meia maratona de Lisboa. Assim, passados seis anos, vou voltar a fazer a mini, em ritmo de passeio, desta vez na companhia da Fiona.

Farei os exames pedidos lá para o fim do mês e até lá o meu plano é efectuar treinos muito ligeiros na casa dos 5 a 7 km, alongar e fortalecer o core.



11 comentários:

  1. :\ Pelo menos estás mentalizado e no bom caminho... Sei bem o que custa estar lesionado, e prepara-te que no domingo vai doer ver o pessoal todo a correr a meia. Animo, que dás já a volta isso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O perigo vai ser depois de passar a ponte, quando virar para a direita (em vez de virar para o Cais do Sodré). O que vale é que se eu tiver a tentação de ir atrás do pessoal da Meia, a Fiona faz-me uma entrada a pés juntos que me tira logo isso da ideia :D

      Abraço e obrigado

      Eliminar
  2. Olha pelo lado positivo da coisa, já notas melhorias e pelo menos podes ir correndo, pouco mas é melhor que nada. Corridas há muitas. Pronto eu sei, que é muito fácil dizer/escrever estas coisas, mas a verdade é essa. Quando eu era um jovem estudante do secundário e chegava a casa todo contente com um 10 a Matemática (acho que só aconteceu umas 2 vezes...hehehe) a minha mãe punha-se logo a comparar com um filho de uma amiga que era um crânio e tirava sempre 20 ou muito perto disso (hoje está cheché mas isso é outra história)....e eu lá tinha que lhe dizer, que o filho da vizinha de baixo andava metido na "passa" e nem ao teste tinha aparecido. Pronto, tu no domingo pelo menos vais poder participar.
    Abraço e espero que continues a melhorar e consigas arrumar com isso o mais rapidamente possível.

    P.S. Foste à CUF de Alvalade só por ser em Alvalade não é :) ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio! O bom da lesão é que é gerível e vai-me fazer ter mais tempo para outros hobbies :)

      Fui à CUF Alvalade porque fica relativamente perto de casa e claro que o grande ambiente que se vive no Estádio ajuda. :D

      Abraço

      Eliminar
  3. Grande estádio :) sabia que havia qualquer coisa neste blogue, uma onda boa, mesmo para além da corrida;)
    Vais fazer a Mini apenas para fazer companhia à Fiona, um gentleman.
    Porque 40 min é tempo de sobra para a Meia:).
    Estás mentalizado para fazeres o necessário para a total recuperaçao isso já é muito bom.
    As melhoras e boa Mini(s).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 2/3 dos escribas são sportinguistas. Uma larga maioria, portanto. Deita logo por terra aquela tese dos seis milhões...

      Sim, com 40 minutos (mais uma hora e 3 min... coisa pouca) fiz a meia no ano passado. Como estou esquecido do percurso da mini, há que reavivar a memória e indo acompanhado, não me perco, lol!.

      Obrigado, abraço :)

      Eliminar
  4. Olá! Gabo-te sobretudo a calma e bom-senso com que lidas com as lesões! Muito bem, és um exemplo. :) Não sei se por dentro estarás "f*d@#s3, agora vou ter de correr a Mini em vez da Meia ou o c£§%&*o, p#4267 que #$%&## mais esta %$$"#$ da lesão!!!!!", mas, se estás, disfarças bem. :P
    Boa recuperação e boa prova!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem muito a ver com a personalidade (ora ai está uma idia para um post, tenho é que fazer pesquisa primeiro) e outros interesses para além da corrida ;) Já há algum tempo que andava coma ideia de reduzir quilómetros para ter tempo para outros hobbies. Além disso, como a partir de Julho terei maratonas de fraldas para mudar, a quilometragem vai ter necessáriamente que ser reduzida :)

      Bjs e obrigado!

      Eliminar
    2. Ahhh, só agora é que li a tua resposta!! Parabéns!!!!!! :)

      Eliminar
  5. Como eu gosto de ler estes teus posts :) E hoje a tua menina fascite portou-se muito bem ;)

    ResponderEliminar