12/05/2014

25º Meia Maratona de Setúbal - Report by Pedro Moita

Já lá vai algum tempo que não fazia uma prova de estrada, e ontem foi o dia de regressar ao alcatrão! 


Encontrei-me com o JP por volta das 9 horas a porta de casa dele... ainda tinha-mos que ir levantar os dorsais e ainda estávamos longe do local de partida. Fizemos então uma corrida de aquecimento a meter a conversa em dia, e ambos a com queixas que as pernas estavam num dia não para correr.

Chegamos então ao local para levantar os dorsais e mais caras conhecidas e mais uns dedos de conversa... levantamos os dorsais, fizemos uns alongamentos e mais conversa. Assim como quem não quer a coisa... chegou a hora da partida! E lá fomos nós...

O JP descobriu recentemente que tem alguma veia de Queniano, e quer ver até onde é que essa veia o leva, e por isso, lá seguiu ele ao seu ritmo, e eu ao meu a ficar cá para trás.

Este ano o percurso foi diferente do anterior, e contrariamente ao que tenho lido por ai... eu não desgostei! Apesar de achar que se podiam ter "explorado" outras ruas de Setúbal, gostei de correr por dentro da cidade, e não apenas numa estrada que não nos leva a lado nenhum no meio de fábricas... sim é verdade que tinha subidas, mas não são tão boas? :-P A meu ver tornou a prova mais desafiante...

Mas nem tudo foi bom, a sinalização do percurso foi péssima... apesar de ver bastantes policias... as vezes em grupos, quando deviam estar melhor distribuídos para evitar condutores mais apressados de causarem a confusão.
A certa altura, não via ninguém a minha frente e dei por mim quase a enganar-me no percurso, não tivesse eu olhado para o lado e reparado nos atletas ao fundo noutra rua... em trilhos ainda compreendo que por vezes não se consigam fazer marcações perfeitas... mas em estrada??? Bastava uma seta desenhada no alcatrão, uma placa... o que fosse... enfim.

Voltando a minha prova, quando começamos a entrar para o meio de Setúbal, após andar-mos a correr pelas ruas da baixa, lá encontramos a primeira subida, a do túnel do Quebedo, que apesar de não ser muito longa, tem uma inclinação algo acentuada... corremos mais uns metros... e mais uma subida, esta já mais longa, mas que me deu bastante pica fazer... talvez por poder fingir que estava num trilho qualquer a subir! :-P

Lá se passaram mais alguns quilómetros a conhecer ruas de Setúbal por onde nunca tinha passado. 

Mas como é habitual, tem que haver sempre algo no meu corpo a queixar-se... e desta vez, foi o calor e sentir que estava a desidratar! Apesar de terem havido 4 abastecimentos... a partir do km 15 não havia mais nada! E o calor que estava? Senti-me a desesperar... tinha os pés a arder.... alias, todo o meu corpo fervia! Comecei a sentir-me cansado, e tive que andar várias vezes! Terrível... eu que foi quase sempre a baixo dos 5:30/km e ia conseguir baixar o meu PBT... puff... mas também não fiquei muito chateado, não treinei especificamente para esta prova, nem ia para fazer nenhum tempo em especial. Acabei por fazer mais 8 segundos que no ano anterior.

Quando acabei a prova, já estava o JP a minha espera na meta... e sabem que mais? Fez uma mega prova, e retirou 20 e qualquer coisa minutos ao seu tempo anterior nesta prova! Exactamente um ano após a sua primeira prova, conseguiu fazer 1h38m!! E ele é um preguiçoso para treinar... imaginem se não fosse! :-P

E assim se passou mais uma manhã de Domingo a correr em boa companhia!

Beijinhos, abraços e boas corridas! :-D

Ps: Mais uma vez não tirei fotos... peço desculpa! :-( lol


5 comentários:

  1. esse teu amigo faz-me lembrar o meu amigo Badolas...treinam pouco ou mesmo nada e faz o mesmo que eu...às vezes dá vontade de o matar :D
    Deixa lá, para a próxima corre melhor e parabéns, tens mais uma Meia no currículo....ahh, e mais importante, não te lesionas-te como uns e outros que andam por ai com a mania que são atletas ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela prova! Com as subidas e descidas, não foi certamente o percurso ideal para bater RP, mas acredito que na próxima meia que faças, baixas das 2h.

    Abraço e boa recuperação

    ResponderEliminar
  3. Se tinha subidas só podia ser desafiante. Esse é precisamente o género de corridas que eu também gosto. Foi pena terem falhado outras coisas.
    8 segundos não é uma grande diferença por isso estás de parabéns. É mais uma para o currículo.
    Beijinhos e bons treinos.

    ResponderEliminar
  4. Essas pessoas que não treinam e depois fazem grandes provas... pffff!! :D
    Também tenho lido por aí mais queixas em relação à sinalização e falta de água, duas coisas fundamentais numa prova.
    Agora vai lá treinar subidas!! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. As condições não eram favoráveis em termos de temperatura por isso sem stress. Como diz o bluesboy, de certeza que muito, muito em breves vais conseguir um PB nesta distância :). Agora quanto à parte do que correu menos bem na prova, não se justifica. Provas de estrada dentro de cidades estão longe de ser uma novidade em Portugal e não faz sentido poder haver a possibilidade de alguém falhar o percurso de uma prova por falta de indicações. Penso que a organização tem bastante a aprender com o que se passou na edição deste ano e ficamos todos à espera de que, no próximo ano, tudo corra melhor! Beijinhos

    ResponderEliminar