29/08/2014

Treino de velocidade ou as "malfadadas" séries.


Parece que é consensual: ninguém gosta de treinar séries. Ninguém gosta de correr x distância ou x tempo a uma velocidade que, para o seu habitual ritmo de corrida, lhes faz sentir o coração a bater em todas as zonas do corpo. Mas a verdade é que as séries/treinos de velocidade são importantes para um melhoramento da nossa performance. E desenganem-se ao pensar que este tipo de treino é só para quem tem objetivos muitos específicos em termos de tempos. Vários estudos sugerem que explosões de intenso esforço físico, entre os 30segundos e os 5 minutos, intervalados com períodos de 'descanso', provocam alterações fisiológicas importantes - desde perda de massa gorda e um melhor controlo de açúcar no sangue a uma melhor vascularidade (noutra altura falarei mais sobre isto) - que as corridas lentas não conseguem tão eficazmente. Acelerar a passada periodicamente também vai contribuir para que as corridas normais sejam mais fáceis, melhorar a condição física e, muito importante, preparar a mente para periodos de maior esforço (quantas vezes não foi a cabeça que desistiu antes das pernas ou dos pulmões?).

Vamos lá às desculpas das pessoas.

“Eu corro para melhorar a minha saúde, não para competir.”
O músculo-esquelético é essencial para absorver a glicose dos alimentos e manter os níveis de açúcar no sangue sob controlo. Porque um treino intenso intervalado utiliza um maior número de fibras musculares, basicamente, cria uma ‘esponja’ maior, ajudando no combate ao diabetes. Também fortalece os músculos do coração e os vasos sanguíneos e aumenta o número de mitocôndrias (o que transforma a glicose em energia), tornando o corpo mais eficiente na metabolização de combustível. O resultado: temos mais energia para correr e para fazer tudo o resto.
Sugestão de treino: Aquecer durante 15 minutos. Correr um minuto a um ritmo de corrida de 10kms. Caminhar ou correr um minuto, em seguida, correr novamente ao ritmo do primeiro minuto. Começar com 4-6 reps. Construir até às 10 reps.

"Eu estou a tentar perder peso, por isso, estou focado em correr de forma consistente em vez de correr rápido”
Quanto mais depressa corremos, mais calorias vamos gastar. Os estudos sugerem que, após este tipo de treino intervalado intenso, o corpo continua a queimar calorias. Este treino não deve substituir o de corrida moderada por completo. A verdade é que precisamos de ambos. Mas uma ou duas sessões de velocidade por semana, vai obrigar o corpo a utilizar diferentes músculos e, assim, reduzir o risco de lesões (desde que este treino intenso de velocidade seja feito de acordo com as nossas capacidades e aumentando gradualmente a intensidade). Para perda de peso, quanto maior o período de intensidade, melhor.
Sugestão de treino: Aquecer bem, em seguida, correr 3 a 5 minutos a ritmo de corrida de 10kms. Correr ou caminhar 3 a 5 minutos. Repetir 6 a 10 vezes.

"Vou correr a minha primeira meia-maratona/maratona, por isso estou mais focado em construir distância."
A ruína de quem faz a sua primeira meia-maratona ou maratona: estar a chegar ao fim de uma corrida longa e ficarem sem combustível e o corpo quebrar. As séries vão ensinar ao corpo a sensação de estar a entrar em ‘shutdown’, bem como fortalecer músculos que raramente são usados (de contração rápida), e que vão ser essenciais quando os outros músculos já não conseguirem responder ao esforço exigido. Melhoram também (os treinos) a economia de corrida, ensinando o coração a bombear mais sangue por minuto, fornecendo mais eficazmente o oxigénio aos músculos.
Sugestão de treino: Começar com 6 a 10 repetições de 200 metros a um ritmo de corrida de 5kms, com uma corrida de 200 metros entre elas. Fazer isto uma vez por semana. Com o tempo, tentar alongar a distância (5 × 400 no ritmo 5Km, ou 4 × 600 em ritmo 10Km).

"Eu estou a tentar acabar os meus primeiros 5kms, por isso não preciso de me preocupar com treinos de velocidade.”
Quanto menor a distância, mais importante é o treino de velocidade e mais frequentemente deve ser feito. Quer se tenha um objectivo de tempo ou não, a melhoria do açúcar no sangue, a aptidão cardiovascular e a resistência mental, vão ajudar a que a corrida de 5kms pareça mais fácil. E se apenas queres fazer corridas de 5kms, as explosões de velocidade vão melhorar, em muito, a tua capacidade aeróbica.
Sugestão de treino: Como quem corre distâncias mais curtas pode fazer mais treinos intensos do que quem treina para longas distâncias, o melhor é ser-se criativo e misturar vários tipos de séries. O corpo não se vai queixar. O importante é que se corra mais rápido e que seja mais difícil de respirar do que anteriormente.


E agora, tudo a fazer treinos de velociadade!


*este post foi escrito com ajuda de pesquisa pela net.

12 comentários:

  1. Posso ser contra a corrente mas eu contrario a máxima que ninguém gosta de séries. Eu gosto! :)

    Obrigado pela partilha deste interessante artigo

    Um abraço e boas corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar quem se queixa mais são os iniciantes que acham uma canseira acelerar uma coisa que já os está a cansar a ritmo normal. :)

      Eliminar
  2. Para mim as séries são como a Coca-cola, "primeiro estranha-se, depois entranha-se", com a vantagem de não darem gases.

    Se no início custava, dá um certo gozo depois ver os nossos progressos de semana a semana e sobretudo o ganho de conforto (e de marcas pessoais) nas provas. Sem séries, jamais teria tirado quatro minutos ao meu tempo de meia maratona. E acabando mais confortável, atenção :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opá, pode não dar gases, mas já me vi a bolsar! haha

      Sim, quer se queira ou não, isto é importante tanto para melhorar tempos como para adquirir outro conforto e resistência durante as provas.

      Eliminar
  3. Penso que só fiz uma vez treino de séries... deve ser por isso que sou um corredor lento :-)

    Gosto sim de meter km's e km's nas pernas... não interessa se vou lento, mas sim se chego mais longe :-D

    Abraço e boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já pensaste que, se calhar, às vezes até ias mais longe mas as pernas já não aguentavam? Acho que devias dar outra oportunidade às séries! :D

      Eliminar
  4. Estou com os 2 comentadores iniciais:) mas discordo em parte do bluesboy...já me aconteceu, noutra vida e noutras séries, ter alguns distúrbios intestinais...vulgo "Gregório"...

    Bom, agora que ficaram a saber algo que não queriam e dispensavam, eu gosto de Séries, retira a rotina, faz-me por momentos breves achar que sou um verdadeiro corredor.

    E, atenção, não é apenas uma questão de velocidade, ao manter o corpo e mente desconfortável,
    e outras questões tecnicas e coiso, como aumentar o limite de treshold de lactato, limite anaerobio...ou seja, ajuda a que o aumento de km seja mais eficiente...se a expressão" séries" arrepia usem "fartlek", e ainda ficam com um ar de entendidos, assim custa menos, acreditem.

    Olha, com esta conversa, ainda vou fazer umas rampas hoje!

    Abraço, pode ser que nos cruzemos durante um fartlek por aí

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já tive treinos em que parecia que tinha despachado uma garrafa de vodka, tal a tontura e os vómitos com que estava! :)

      Sim, uma vez por outra sabe sempre bem um treino diferente e que puxe mais por nós e pelos nossos limites. Que acabam por ser como um elástico, um gajo vai puxando, puxando e ele vai ficando cada vez maior.

      Eu vou fazer um treino ligeiro com séries assim que sair do trabalho.
      6,4kms steady > 2' lento + 30" rápido (x6)

      Eliminar
  5. Confesso que de inicio odiava... mas passei a gostar :D
    É um estimulo quando começamos a ver resultados :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor de tudo é mesmo vermos resultados, algumas vezes, inesperados!
      Onde eu vejo as melhorias é durante as provas, quando o entusiasmo é outro e temos mais presente a faceta de competição.

      Eliminar
  6. Eu tb gosto de series....e de rampas, e de fartlek, e de longos, e de ritmados...ok...eu calo-me...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acima de tudo, gostas de correr! ;)
      É o que é preciso! :)

      Eliminar