02/02/2013

GP Fim da Europa - report by Fiona

No passado Domingo, fiz a minha primeira participação naquela que é considerada a mais bela prova de estrada de Portugal, o Grande Prémio Fim da Europa. Trata-se de uma prova que liga a bela e encantada vila de Sintra ao ponto mais ocidental da Europa, o Cabo da Roca, numa distância de 17 km. 


Pode ser a prova mais bela - e confirmo! - mas é, ao mesmo tempo, uma das provas mais difíceis, dada toda a inclinação que temos de ultrapassar antes de iniciar uma descida de quase 6 km em direcção ao Cabo da Roca, como se pode ver pelo gráfico abaixo.


A prova inicia-se na Curva do Duche, na vila de Sintra, e depois são cerca de 5 km sempre a subir pela serra de Sintra com muitas e muitas curvas. O dia estava chuvoso mas o São Pedro conseguiu ser simpático durante toda a prova pois fechou as torneiras de modo a que os atletas conseguissem desfrutar de melhor forma desta prova. O cimo da serra estava coberto de nevoeiro e com bastante humidade, o que não desanimou em nada os corajosos atletas que decidiram fazer esta prova. Neste ponto, a prova tornar-se mais plana, como que permitindo recuperar algumas energias antes do mítico km 10 em que somos brindados com mais uma valente subida a puxar pelos nossos limites. Depois da tempestade, vem a bonança, como se costuma dizer, e depois é sempre a serpentear a descer pela serra em direcção ao Cabo da Roca. O piso estava molhado pelo que houve que ter alguns cuidados redobrados nesta descida para que não ocorresse nada de indesejável. 


E este é o meu resumo de prova... O tempo oficial é de 02:02:45 (quando cruzei a meta esqueci-me de parar o cronómetro). Confesso que, tendo em conta a dificuldade da prova e que a partir do km 12 me surgiu uma dor ao nível da anca esquerda que me dificultou bastante o final da prova, até que não fiz um tempo nada mau. Não fossem as dores e teria feito um tempo abaixo das 2 horas. No final, fica a certeza de que esta é, definitivamente, uma prova a repetir e a incluir no calendário das minhas provas preferidas.

2 comentários:

  1. Parabéns! Esta é uma prova com um grau elevado de dificuldade, por isso o teu tempo não é nada mau!

    Tens de ter atenção a isso da anca, eu ando com uma dor estranha que vai e volta já há alguns meses na anca direita... Mais vale descansares durante uns dias, se tiver de ser.

    Devias ser tu a "Pernas de Gafanhoto" que vi nos "S's" da subida inicial! :)

    Bjs e boas corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, fiquei muito contente com o tempo tendo em conta o grau de dificuldade da prova. Adorei fazer, é mesmo giro serpentear pela serra de Sintra. Mesmo tendo de ultrapassar o mítico km 10 e todas as outras dificuldades :).
      Quanto à anca, já ando a ver disso. Consulta para a semana por isso vamos lá ver o que o médico diz. Só espero não ter de estar parada muito tempo...

      Sim,só podia ser mesmo eu. Era a única rapariga dos Pernas de Gafanhoto na prova naquele dia :)

      Bjs e continuação de boas corridas para ti!

      Eliminar