30/06/2013

34ª Corrida das Fogueiras - Report by Fiona

O dia de ontem marcou a minha estreia em mais uma prova emblemática do calendário português. Estou a falar da Corrida das Fogueiras que se realiza em Peniche desde 1980 e já vai na sua 34ª edição. E que dizer desta prova? Antes de passar aos pormenores mais relacionados com a corrida propriamente dita, não posso deixar de agradecer a todos os habitantes de Peniche pela sua hospitalidade e boa disposição. Brindaram os mais de 5000 participantes na edição deste ano (as inscrições esgotaram um mês antes da prova!) com muitas palmas, muitas palavras de incentivo e que souberam muito bem. Mesmo na parte do percurso em que a luz escasseava e em que apenas as fogueiras dos escuteiros nos permitiam ver alguma coisa, continuavam a ouvir-se muitas palavras de incentivo e isso é sempre muito bom. Ponto muito positivo este, um ambiente que eu nunca tinha vivido de uma forma tão intensa. É assim que todas as provas deveriam ser: com muito apoio do público, que não se coíbe e bater palmas e de agradecer a presença de tantos corredores na sua terra.

Passemos agora à parte da prova...


A Corrida das Fogueiras é uma prova de estrada de 15 km (ocorre, simultaneamente, a Corrida das Fogueirinhas, que é uma caminhada de 6 km). Tem partida e meta junto ao porto de pesca de Peniche e desenrola-se dentro de Peniche e pela estrada nacional 114 (a mesma que nos permite chegar ao Farol do Cabo Carvoeiro). A parte inicial, durante o km 1, revela-se algo complicada pois realiza-se na parte mais antiga de Peniche, com ruas mais estreitas de empedrado e que faz com que o ritmo seja mais lento dado o afunilamento do percurso e o número bastante elevado de participantes. Depois, passamos para estrada de alcatrão até regressar à parte antiga de Peniche e sair em direcção à estrada nacional em que o percurso se revela mesmo nocturno dado que a iluminação nesta parte é bastante reduzida, apenas assegurada pelas fogueiras dos escuteiros que dão o nome à prova.
Percorri a distância de 15 km em cerca de 1h47min. Nesta prova, não fui tanto a pensar no meu tempo pessoal mas mais a acompanhar uma colega de equipa que estava, pela primeira vez, a fazer uma prova da distância de 15 km. Mais tarde, ainda apanhamos uma outra colega destas andanças pertencente à equipa do BES, tendo feito quase toda a prova em jeito de três mosqueteiros à conquista da Corrida das Fogueiras a atestar que a boa disposição e sã camaradagem entre quem corre existe e é muito positiva!

O saldo da participação nesta prova é muito positivo e é mesmo para repetir no próximo ano. Peniche, me aguarde!

10 comentários:

  1. Olá Fiona. Quando falei com o Zé Luís, recordo-me duma atleta também me ter cumprimentado mas desconhecia por completo que era a Fiona. Foi pena mas para a próxima diga que é a Fiona para podermos falar um pouco :)

    Força e boas corridas

    ResponderEliminar
  2. Olá, bom dia, João! Sim, efectivamente era mesmo eu a atleta que estava como Zé Luís. Prometo, numa próxima oportunidade, falarmos mais um pouco. Continuação de boas corridas e de bons treinos para a maratona :-)

    ResponderEliminar
  3. Excelente prova! Ainda bem que gostaste :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei mesmo! Só dizia para as gentes de Peniche: "Até para o ano!" :)

      Eliminar
  4. ..tambem foi a minha estreia em Peniche e adorei !!

    O povo de Peniche na rua e a particularidade do percurso e suas fogueiras , são realmente uma corrida "única" e que merece ser "corrida" :D

    parabens pela prova Fiona...

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada! E sim, é mesmo uma prova que merece ser "corrida" :-) .

    ResponderEliminar
  6. Peniche 2014 lá estaremos! Não defraudou em nada as (altas) expectativas que levava!

    Beijinhos e boas corridas, Fiona!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não defraudou mesmo, Run Baby Run! Acho que me cruzei contigo durante a prova... Reparei que ia uma rapariga de saia à minha frente. Bjs e boas corridas para ti também! :)

      Eliminar
    2. Então para a próxima grita: "ó tu aí, rapariga de saia!!" :D
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Ok, combinado! E acena aos Gafanhotos, não te esqueças! :) Bjs

      Eliminar