09/07/2013

Fui passear o frontal a Monsanto (parte 2)

Depois das fantásticas parte 1 e parte 3 já terem conhecido a luz da blogosfera, é chegada a minha vez de partilhar convosco a experiência do que foi participar na Lisbon Eco Marathon, na distância de 19 km, realizada no passado sábado.

O meu final de época culminou com a estreia num trail (após uma prova de orientação no dia anterior) pelos trilhos de Monsanto. Fiz esta estreia com o Zé Luís, meu colega de equipa, e com a sempre bem disposta Anabela (cujo blog podem conhecer aqui). E não poderia ter escolhido melhores companheiros para esta aventura... A boa disposição esteve presente desde as primeiras passadas e, fruto disso, conseguimos chegar ao final de um prova bem durinha com o mesmo sorriso com que tínhamos começado. Aquela que se esperava ser uma prova de 19 km tornou-se numa de 22 km feita em 03:38:09. Conforme o Zé Luís já escreveu no relato dele, ao olhar para o mapa dado pelo Garmin ainda não consegui perceber onde nos desviámos do nosso percurso original e começámos a fazer o da maratona. O que é certo é que conseguimos ter a calma de espírito (e o belo mapa que o Zé Luís imprimiu e levou no bolso) suficiente para conseguir contornar a dificuldade de nos termos perdido e de conseguir regressar ao nosso percurso, mesmo quando em nosso redor não se via vivalma. Realmente e dado que não fomos os únicos a estar perdidos nesta prova, aqui falharam as marcações da prova que nos fizeram deambular um pouco mais do que o previsto por Monsanto mas que não me faz fazer um saldo negativo desta prova. Antes pelo contrário! Venha a próxima edição que eu lá estarei pronta para participar!

Do ponto de vista da logística, esta prova revelou-se também um desafio. Pela primeira vez, corri com uma Camelbak de 2L às costas e com frontal o que se tornou um pouco estranho nos primeiros quilómetros mas que rapidamente se entranhou e me permitiu desfrutar em grande desta corrida nocturna que nos desafia e nos mostra que sair da nossa zona de conforto resulta e é importante para evoluirmos como atletas e, acima de tudo, como pessoas. 

A meu ver, esta terá sido a prova em toda a época que mais me custou fazer. Foi a prova que o descanso é mais do que fundamental para que uma prova corra bem e a falta dele revelou-se complicada de gerir. Deu trabalho, houve partes em que custou mas nunca pensei em desistir. Antes baixar o ritmo do que não conseguir terminar. Fui conseguindo gerir bem o cansaço e fica a lição aprendida de sempre respeitar as horas de descanso quando se aproxima uma prova. Apesar de, nem sempre, o trabalho e o estudo o permitirem infelizmente...

E não posso deixar de agradecer aos meus dois companheiros de aventura pelo reino de Monsanto, Anabela e Zé Luís, que aguentaram estoicamente o meu cansaço fora do comum tendo em conta o estado que normalmente me caracteriza e que tiveram sempre uma palavra de incentivo do princípio ao fim. Esta é a prova de que, para que as coisas resultem, têm de se juntar pessoas com o mesmo espírito e a mesma vontade. E como em equipa que ganha não se mexe... Vocês os dois... Zé Luís e Anabela... Alinham numa próxima aventura?

7 comentários:

  1. Belo report! À minha vista parecias menos cansada do que realmente estavas... o que só torna o feito de teres acabado o trail mais relevante.

    Venha a próxima, que eu por mim, alinho sim senhora :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Muito bem, Fiona! Dadas as tuas condições fizeste uma prova SUPER!!! Não foi fácil para ninguém! A grande lição que retiro desta prova é a camaradagem entre todos e o espírito positivo, muito importante quando as coisas correm menos bem (como foi o caso a dada altura).

    Desde já proponho aqui para os próximos trails, e desde que tenha disponibilidade, uma joint-venture Pernas de Gafanhoto + RUN BABY RUN!! :D

    Beijinho grande e bons treinos!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns Fiona pelo desafio superado e pelo texto :)

    Venham mais!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Fiona! =)
    Bela aventura e pelo relato dá para perceber que se criou aí um trio muito unido e divertido.
    Beijinhos e força para mais!

    ResponderEliminar
  6. @bluesboy: isto é aquela táctica de enganar o inimigo na guerra... Nunca demonstrar aquilo que verdadeiramente se está a sentir :-)

    @Run Baby Run: foi mesmo uma aventura mas a companhia foi bastante importante para chegar ao fim ainda com energia para as dentadas na sandes de porco no espeto. Joint-venture? Alinho nisso! Nem que seja apenas um trail caseiro por Monsanto!

    @João Lima: muito obrigada! Já estou ansiosa pelo próximo! E esses treinos como vão?

    @Isa: muito obrigada! Sim, criou-se mesmo um espantoso trio com a mesma vontade de tornar a experiência uma aprendizagem carregada de boa disposição. E esses treinos?

    Beijinhos para todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os treinos vão de vento em popa! Pelo menos até agora... :)

      Eliminar