19/05/2014

BES RUN Challenge - Etapa da Costa da Caparica... Report by Fiona

Mais um fim-de-semana que passa, mais uma etapa do BES RUN Challenge cumprida. Desta feita, foi tempo de rumar à Costa de Caparica e correr a única etapa com novo percurso face ao desafio do ano passado.

O pré-prova

O dia de sábado foi passada por casa até ao momento de me deslocar até à Costa. Antevendo-se uma prova repleta de calor, optei por ficar por casa para descansar as pernas para o desafio que me esperava umas horas mais tarde. O dia começou calmamente com um belo pequeno-almoço para carregar as baterias para o que me esperava.

Pão de centeio alemão, fiambre de perú, maçã e chá preto

E como mulher que sou... De seguida foi tempo de me dedicar à escolha da indumentária, qual preparação para Gala dos Globos de Ouro versão running!

Os ténis Asics Noosa TRI4 mais famosos da Mini Maratona de Lisboa em grande destaque e os pernetes da Kalenji (que serão alvo de review conjunta com o bluesboy muito em breve!)

Por volta das 14h, e ainda que já tivesse o dorsal levantado, achei por bem começar a dirigir-me para a Costa da Caparica pois sábado de calor é sinónimo de meia Lisboa e meia Margem Sul rumarem à praia e por isso queria evitar apanhar grande trânsito a caminho da ponte bem como conseguir um bom local de estacionamento perto da partida. O local de estacionamento até funcionou bastante bem, o pior foi mesmo o trânsito para a ponte ainda na margem norte, tendo levado cerca de 50 minutos de minha casa até ao local da partida.

E eis que é chegado o momento da prova...

Antes do início da prova, estive em amena cavaqueira com colegas de equipa dos Pernas de Gafanhoto bem como com uma colega de equipa do GFD Running. Parecendo que não estes momentos são sempre bons pois ajudam-nos a descontrair e a conseguirmos distrair-nos um pouco do tempo de espera que existe sempre antes do tiro de partida.

De um ponto de vista geral, esta etapa da Costa da Caparica é uma etapa fácil. Havia calor, havia algum vento em algumas partes da prova (no paredão junto às praias) e os abastecimentos, a meu ver, funcionaram bem tendo em conta a dimensão da prova e as condições climatéricas de sábado. O local da partida era simpático e, daquilo que pude perceber, as coisas funcionaram bem a este nível. 

No que toca à minha prova, posso dizer que os primeiros quilómetros correram muito bem apesar do calor que se estava a fazer sentir. No entanto, quando comecei a entrar nos locais em terra batida e em que havia mais poeira no ar, confesso que comecei a acusar alguma dificuldade. Não me dou nada bem com o calor e poeirada a mais também me faz uma certa confusão. As minhas alergias não se dão nada bem com estas coisas... Foi depois tempo de regressar à estrada e ter o primeiro abastecimento e a coisa regularizou. Mas o pior da prova para mim ainda estava para vir... Um pouco antes do km 5 o percurso da prova entrou para a zona de São João, para terra batida e por entre a vegetação e a partir daqui foram os quase 3 km piores para mim até hoje... Esta zona possuía bastante vegetação seca... Palha mesmo que dificultou e muito a vida dos atletas, chegando mesmo a ser apontado como um ponto menos positivo do percurso desta prova, tanto pelos "corredores de pelotão" como pelos de elite, como é o caso da vencedora Sónia Trabuco (a quem dou, desde já, os meus parabéns!). Demasiados atletas a passaram no mesmo curso algo estreito de terra batida e muita vegetação seca numa época em que as alergias estão a atravessar a sua época alta não foi positivo. Esta parte do percurso foi positiva do ponto de vista de possuir partes com sombra que sempre ajudava a aliviar um pouco do sol quente que nos acompanhava em todo o percurso mas o muito (demasiado!) pó dificultou muito quem corria. Fica aqui a nota para a organização de que se pode melhorar nesta parte!

Regressada à estrada e com novo abastecimento deu para recuperar e continuar a correr até ao final numa grande vontade de conseguir terminar o mais rápido possível dado que a dificuldade em respirar era alguma devido a todo o pó...

Passo a partida 1h02' após a minha passagem no pórtico. Passo esta partida contente mesmo não tendo conseguido baixar o tempo para sub60. Passo contente porque, mais uma vez, fui mais forte do que as dificuldades e consegui ultrapassá-las mesmo com os pontos menos bons que referi acima.

Garmin mai lindo da dona!

E aqui fica o outfit fofinho do dia e o íman para mais tarde recordar!

Miss Fiona com os seus ténis radioactivos como já foram apelidados...

Olha o íman verdinho para o frigorífico!!!

Resumo da prova:
Tempo de chip: 01:02:00
Tempo oficial: 01:03:22
Tempo intermédio: 00:31:01
Ritmo por quilómetro: 06:20 min/km
Classificação absoluta: 1751º entre 2171 corredores
Classificação de chip: 1758º
Classificação no escalão: 83º entre 151 corredoras

E muito obrigada ao simpático desconhecido (e que agora já não é desconhecido!) que gritou pelo meu nome na etapa de Sintra e que me veio cumprimentar no final desta etapa. Sabe sempre muito bem conhecermos quem nos lê. Fale connosco mais vezes!

Bons treinos e boas corridas!

Fiona

13 comentários:

  1. Há valente!!! :)
    Pelo que li não deve mesmo ter sido nada fácil na parte do percurso com "palha"?!.... Para mim era o tédio!
    Mesmo não tendo feito sub60, debaixo de calor e com essas condições fizeste um rico tempo :)
    Estás de parabéns!!! :)

    Beijoquinhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi mesmo nada fácil mas a Costa da Caparica não me levou a melhor e saí de lá com um belo sentimento de realização e de prova (bem!) cumprida! Obrigada!! Beijinhos

      Eliminar
  2. Depois de ter lido esta epopeia, mais relevo teve o teu feito. 01:02:00 com calor, palha, logistica complicada... é sinal de crescendo de forma. :) Parabéns!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu agora andas com essa do crescendo de forma fisgada... ;) Obrigada! Beijinhos

      Eliminar
  3. Concordo plenamente contigo, esses quilómetros em trail estragaram um pouco uma prova que teve tudo para ser uma referência.

    Excelente o público também :)

    Rumo aos sub60 :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Vítor! É uma pena que estes quilómetros tenham surgido e tirado um pouco de brilho a uma prova que tinha tudo para ser excelente. Se existe uma coisa que caracteriza a HMS é que costumam aprender com os erros por isso ficamos à espera da edição do próximo ano para ver que tal se saem! E sim, o público esteve de parabéns na Costa!

      Obrigada pelo apoio :)

      Eliminar
  4. Parabéns pela prova, Fiona. Pena depois esse contratempo com as alergias. E no sábado estava um frio esquisito... :)
    Beijinhos

    PS: Adorei os ténis! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh se estava um frio esquisito ;) Obrigada e beijinhos!

      Eliminar
  5. Parabéns, sei que não foi uma prova fácil, pelo calor, pela "Mata de S. João"...
    Nessa parte acertei numa raiz e uma rapariga esbardalhou-se toda aos meus pés! Levantou-se logo nas não se deve ter livrado de umas nódoas negras :-(.
    Em relação à indumentária, na foto não faltam os pernitos verde alface tóxica ?
    Para mim foi a prova da humildade: parti não considerando o calor, a mata, os buracos, os paralelos, outra senhora atirou-se ao chão logo ali, ao pé da policia maritima, o paredão...por isso foi uma prova de frente para trás ( até fui passado por 2 colegas teus, na mata) e a possibilidade de esmagamento do meu RP falhou por 44seg...on The Bright Side...os meus nada radioactivos e muy discretos novos ténis ( ahaha) são um espectaculo.
    Se não for antes, até o Santo António :)
    Ainda bem que já corres sem dores, assim livras-te também do bluesboy:)
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah não livra não, que a minha ideia agora é metê-la a fazer sub 50 :D

      Eliminar
    2. Pernitos verde alface tóxica? Essa continuo sem perceber... Calções ainda tenho em verde mas pernitos não... Não me estarás a confundir com outra Fiona do pelotão, jnr? ;)

      Que curioso... Junto à Polícia Marítima íamos a correr muito perto pois eu também assisti à queda dessa senhora (a não ser que uma outra também tenha caído no mesmo local que espero que não...). Mas sim, a prova de sábado passado teve mesmo de ser uma prova de humildade e esse, a meu ver, foi mesmo a melhor aproximação a uma prova que, apesar de plana, tinha tudo para ter dificuldades devido ao calor.

      Quanto a livrar-me do bluesboy... Duvido que ele consegue apanhar-me que é bem mais rápido do que eu ;)

      Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
    3. Obriguei- me a pensar...acho que estou a confundir os pernetes do outfit que tem a marca a verde...apenas...
      Em relação à queda da Sra, olha, de íamos ir perto ;)

      Eliminar
    4. Uma moça partilha tanto trapinho giro e depois é assim ;)

      Eliminar