02/05/2014

Corrida Internacional 1+ de Maio - report by Fiona e bluesboy

Dia do Trabalhador vem já a ser sinónimo de realização da Corrida Internacional do 1º de Maio, com partida e chegada no Estádio do Inatel (também conhecido por Estádio 1º de Maio). A gerência deste blog contou com duas presenças nesta prova, juntamente com uma verdadeira mancha verde de Pernas de Gafanhoto.

A prova vista pela Fiona

O dia de hoje assinalou a minha estreia nesta prova. "Picada" pelo bluesboy, que fez questão de não mencionar a totalidade da informação (e estou a referir-me à parte sobre a subida da avenida Almirante Reis), lá alinhei na linha de partida para um percurso de 15 km pelas ruas de Lisboa. Uma manhã que amanheceu bem fresquinha, deu origem a uma manhã com bastante calor à hora a que teve início esta corrida. Às 10h deu-se início e assim segui eu para mais uma prova, desta vez a solo... Sim, porque a vingança serve-se fria e o bluesboy resolveu demonstrar o seu lado lunar no dia de hoje e deixar-me só e abandonada pelas ruas de Lisboa, à mercê de estranhos e de loucos... Não sei se lhe vou perdoar isto... 

Pronto... Tinha de dar aqui um sinal de pequeno veneno... Vamos lá agora ser sérios!

Esta é a prova de maior distância após a minha recuperação da lesão nos joelhos. Após o grande desafio que foi Sintra e em que os joelhos se portaram lindamente, hoje era o dia de juntar mais alguns quilómetros e ver como eles se portavam e tudo correu pelo melhor. Os joelhos responderam bem, consegui manter um bom ritmo nas porções mais planas desta prova. O pior foi quando começou a subida da Almirante Reis... O calor e a forma ainda longe da ideal decidiram aparecer em força e aqui fui perdendo algum terreno. As pernas não estavam a responder como eu pretendia mas enfim. Apesar de tudo, consegui fazer um bom tempo, constituindo o meu segundo melhor tempo para a distância de 15 km. E aqui fica o resumo retirado do Garmin:


Distância: 15,03 km
Tempo Garmin: 1h38'51''
Ritmo médio: 6'35''

E outra parte muito boa que teve a prova de hoje foi encontrar muitas caras conhecidas e poder conhecer outros que apenas conhecia do mundo virtual do Instagram. É um prazer este convívio e esta alegria que se vive entre os corredores do pelotão. É por isso que sabe muito bem sair de casa para correr e poder conviver!

A prova vista pelo bluesboy

Feitas as apreciações da Fiona sobre a minha conduta irascível e o meu cavalheirismo digno de um javali da Tapada de Mafra, cabe-me a mim tentar aqui, na praça pública, limpar a minha imagem e esclarecer-vos a vós, mui estimados leitores, esclarecendo a verdade destas manobras de diversão (dela, Fiona, claro, que deve estar divertidíssima com isto).

A verdade é que me vi forçado a adoptar um ritmo mais elevado, por motivos familiares, fui acompanhar o meu cunhado na sua estreia nesta prova. Contra isto, certamente não há muito argumento a utilizar.

Passando à prova...







Esta é uma prova que faço questão de participar sempre, pois fica mesmo ao lado de casa e é um percurso desafiante, rápido no início e mais puxado na parte final (últimos 5 km). Com a participação neste ano, já conto cinco provas do 1º de Maio, tendo estabelecido o record aos 15km precisamente nesta prova, no ano passado (01:09:44)

Embora ainda esteja dentro do período de recuperação da fasceite, estava tranquilo quanto ao facto de fazer uma distância um pouco mais longa do que o recomendado e posso-me dar muito satisfeito pela resposta que o pé deu.  

Fui sempre num ritmo muito brando, a fazer de cicerone da prova e fruto disso a temível subida da Almirante Reis fez-se sem qualquer esforço, uma vez que o desgaste acumulado era quase nulo quando cheguei aos Restauradores. O resto da prova foi feita a puxar pelo meu cunhado e acabei com 01:22:56.






















 2013 vs 2014


Para o ano fica já aqui prometido que é para puxar pela Fiona, igualmente para os 01:22:56 :P

9 comentários:

  1. Parabéns Fiona!! Estás no bom caminho! Quanto ao Bluesboy... Imperdoável!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!!! Quanto ao bluesboy... Ainda não me consegui recompor... Beijinhos

      Eliminar
  2. Este ano em Monsanto estou a ver que nos passas a perna, é isso Bluesboy??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito provavelmente não irei a Monsanto, também por motivos familiares ;)

      Eliminar
    2. Compreendemos perfeitamente que não possas estar presente em Monsanto! É um motivo mais do que válido! Mas agora abandonares-me desta forma à mercê da subida da Almirante Reis... Não sei se te consigo perdoar! :P

      Eliminar
  3. Parabéns aos dois a quem gostei de ver no final!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!!! É um prazer ver caras conhecidas na chegada :)

      Eliminar
  4. Esse tal de Almirante Reis não me mete medo! O Ano passado consegui enfrenta-lo e venci! Tive pena deste ano não ter voltado a esta prova... fica para 2015 :-)

    Boas corridas! :-D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu como tenho muito respeito pelos Almirantes, se há um que me diz para ir devagar ou andar, eu cumpro! :P

      Eliminar