30/07/2013

Resumo de época by José Luís

Com o fim da época desportiva de 2012/2013, tal como os meus colegas de blog, cá segue o meu resumo:

Provas

Se até aqui a minha contabilização de provas era feita por ano, vou, a partir de agora, fazer o agrupamento por época desportiva (de 01/09 a 31/08). Faz mais sentido em termos de ritmo do corpo e do típico periodo de descanso de Agosto.

Nº de provas por época
A evolução do número de provas é significativa, o que em muito ajudou um planeamento de treinos mais inteligente nesta época que agora termina.

Em vez de acumular quilómetros e apostar em treinos longos e lentos ao fim de semana como até aqui fazia, aumentei a frequência dos treinos, apostei em treinos de intervalos e em descanso activo e os resultados foram excelentes. Ao contrário de 2010/2011 e de 2011/2012, não houve um único mês em que pudesse dizer que estava cansado ou uma prova que me tenha corrido mal por fadiga.

A grande lição a tirar desta época é memso a importância de treinar inteligentemente, respeitar as pausas, variar nas distâncias e ritmos e respeitar as flutuações de maior ou menos cansaço resultante do trabalho.



Evolução provas de 10km

Evolução provas 15km

Evolução provas meia-maratona


O destaque vai também para as cinco(!) meias maratonas que fiz esta época. Setúbal e  Almada foram estreias no meu calendário e creio que, em conjunção com as três provas de 15km, serão provas obrigatórias para a próxima época.

Tempos

2012/2013 foi também época de recordes nos 15km (01:09:44 - Corrida 1º de Maio) e meia maratona (01:43:36 - Meia Maratona de Lisboa). Fica a faltar a melhoria nos 10km, cuja marca (0:47:32) anda sobrevive desde 2009, da Corrida dos 511 Anos SCML

Pessoas

Foi também época de crescimento dos Pernas de Gafanhoto, com excelentes entradas, como as da Fiona e do Pedro. Foi a época em que conheci mais atletas do magnífico pelotão nacional, muito por culpa do convite do Pedro para  escrever no Corre Mais Rápido! A descoberta de excelentes blogs pessoais ou de equipa e a partilha de informações  / dúvidas com a restante comunidade blogger corredora foi, sem dúvida um dos pontos altos, em termos pessoais, desta época desportiva que agora termina.

Boas férias a todos!

14 comentários:

  1. Parabéns pela grande época e constante evolução!

    Força para mais e mais!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, continuação de bons treinos para a Maratona. Treinar para uma prova dessa dimensão a esta altura do campeonato, é de herói.

      Abraço :)

      Eliminar
  2. Parabéns pela grande época e constante evolução!

    Força para mais e mais!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Gostei tanto da tua organização exceliana! :) Gostava de ter assim tudo direitinho mas, infelizmente, antes de ter o Garmin não guardava quase dados nenhuns dos treinos (sou uma bruta desprendida muahahah :P)
    Parabéns pela evolução, 5 1/2s Maratonas num ano é muito bom!

    Também acho que a troca de partilhas pessoais é um dos factores mais interessantes dos "blogues de quem corre". Prazer em conhecer os Gafanhotos! ;)

    Beijinhos e continuação de boas corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também antes de ter o Garmin (tinha nikeplus) não tinha nada registado, à excepção das corridas. É relativamente facil de fazer, o meu filcheiro só tem seis colunas (Prova, Ano, Distância,Tempo, Data, Época) e os quadros resumo faço com pivot tables. A ver se qualquer dia faço um tutorial para quem quiser adoptar o mesmo sistema.

      Quanto aos dados dos treinos, só tenho os do garmin mesmo, mas, na semana passada meti na cabeça que tinha que saber quando é que chegava aos 6.000km e meti os dados agregados mensais que tinha no nikeplus no Garmin. A evr se resumo a coisa num próximo post :)

      Boa sorte para o TNLO. Depois de Almonda, vai ser canja. Leva frontal dos bons, faz toda a diferença :)

      Bjs

      Eliminar
  4. Aconteceu-me o mesmo...depois de mudar o meu plano de treinos, para menos dias, mas mais variados e dando importância ao descanso melhorei muito. Se juntares uns longões ao fim de semana, a ritmos médios/lentos dás um salto qualitativo ainda maior - pelo menos comigo foi assim, mas tb vai de pessoa para pessoa e dos objectivos de cada um.
    Parabéns pela excelente época...desejo que a próxima seja ainda melhor, que a motivação não te falte e muito importante...que as lesões andem por bem longe :)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelos conselhos. A ver se adiciono uns treinos longos na próxima época, sim.

      Ah, lesões nunca tive nada... devo ser caso único, hehe!

      Abraço

      Eliminar
  5. Parabéns caríssimo! Grande evolução!
    Próxima época já sabes: estou cá! ;)

    Beijinho e boas férias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Na próxima época vais ter uma evolução significativa, vais ver ;)

      Bjs e boas férias!

      Eliminar
  6. E que fantástica época esta! E gosto mesmo muito da organização em Excel ;) Venha a próxima época que cá estaremos para acompanhar mais a tua evolução ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o ano, a inovação vai ser meter o ficheiron excel a tirar cafés. :D

      Bjs

      Eliminar
    2. Olha, se também tirar limonadas quero um para mim! :P

      Eliminar
  7. Sempre a evoluir!
    Parabéns pela evolução e por uma óptima época. Que a próxima época seja ainda melhor! Mas, e mais importante que tudo, que te divirtas muito a correr.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diversão sempre :)

      Bjs e bons treinos para a Maratona :)

      Eliminar