01/03/2014

Slowly back on track by Fiona

Como muitos devem estar recordados, o meu mês de Janeiro foi dedicado a sessões de fisioterapia com vista à recuperação da inflamação da banda iliotibial direita que me acompanhava desde a Corrida do ISCTE em meados de Novembro. Depois seguiu-se um mês de Fevereiro com um plano de corridas controlado pelo meu fisioterapeuta, cujos treinos passavam por corrida com mudança progressiva de tipo de piso, desde relva, terra batida até alcatrão. 

Muito fruto do mês de Fevereiro bastante chuvoso (ok, eu sei que não é desculpa mas isto de estar a recuperar de uma lesão e ir correr com chuva não está com nada!) juntando a um mês bastante complicado a nível profissional com muitas e muitas solicitações, acabei por prolongar um pouco mais este plano de treino controlado. No entanto, os treinos foram continuando a ser feitos. A dor no joelho (parte lateral e parte de trás) já parece ser uma mera miragem, o que me deixa muito, muito feliz. De vez em quando, ainda aparece uma moínha ligeira mas também é fruto da recuperação e do muito tempo parada. Tenho podido constatar, nos meus últimos treinos, que a forma física é tramada e que desaparece com uma velocidade extraordinária. Tenho agora um longo, longo trabalho pela frente. A forma tem de ser recuperada pois agora correr parece custar horrores. Tem de se fazer regressar a resistência pouco a pouco e de forma bem controlada para não comprometer a recuperação total da lesão nem fazer asneiras que me possam trazer problemas devido ao longo tempo que levo quase parada.

Os trabalhos de casa por cá continuam. O rolo de auto-massagem continua a ser o meu melhor amigo bem como os alongamentos prescritos pelo fisioterapeuta. Muito mais do que serem utilizados apenas na recuperação de lesões, eles devem ser parte permanente da rotina de um praticante de actividade física, qualquer que seja a actividade a que se dedica. O que importa é manter a saúde dos nossos músculos e articulações, no sentido de garantir que não ocorrem lesões indesejadas. 

Venham agora novos desafios (que descreverei dentro em breve) e o regresso à participação em provas de que tanto gosto. Em princípio e até ao Verão, irei diminuir a minha participação face ao ano passado no sentido de me proporcionar o descanso necessário, não exagerar na carga de treino e não ter nenhuma recaída da minha lesão.

Bons treinos e boas corridas!

Fiona

6 comentários:

  1. Um bom regresso, Fiona!

    O início do regresso é sempre complicado. Quando há 5 anos parti o pé esquerdo e estive 6 meses parado, quando regressei até parecia que já nem sabia correr. E a resistência? Ui!
    Mas tudo vai ao sítio e é nisso que tens de acreditar.

    Beijinhos e força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Demora-se imenso tempo a ter aquela forma que desejamos e depois a malandra foge assim desta maneira... Mas eu vou atrás dela! ;) Obrigada pela força, João! Bejinhos

      Eliminar
  2. Pelo que me disseram, é "normal" ainda sentir essa moínha durante os treinos. De vez em quando também a sinto. O importante é estares a recuperar e regressares com calma, bem sei o que custa recuperar a resistência!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também já me disseram que seria normal sentir alguma dor residual neste regresso. Espero que seja mesmo apenas isso e que possa voltar ao meu ritmo habitual muito em breve! Beijinhos :)

      Eliminar
  3. Bom regresso aos treinos e às provas.

    Agora há que recomeçar lentamente, sem exageros, para que a lesão não volte, e aos poucos a forma física, a resistência, vai voltar.

    Depois da Meia dos Descobrimentos tive uma baixa de forma tal que me arrastei na S. Silvestre, mas aos poucos voltou e este fim de semana "voei" ao longo de 15 kms.

    Basta ter paciência que a forma regressa novamente.

    Bons treinos e boas provas,

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, agora o regresso tem de ser feito de forma muito ponderada e cuidadosa de forma a não haver recaídas. Basta ser regrada nos treinos e a resistência física irá regressar de certeza :) Muita paciência tem de ser agora o meu mote :) Beijinhos e obrigada pelas palavras de apoio sempre presentes!

      Eliminar