12/05/2013

Meia Maratona de Setúbal - report

Foi hoje a 24ª Meia Maratona de Setúbal, a minha 60ª prova e 13ª meia-maratona.

Inicialmente não ia com grandes expectativas. Um fim de semana profícuo em asneiras alimentares não augurava nada de bom, fim de semana esse que teve o seu apogeu nuns  folhados de salmão com batatas fritas e salada e um número indecente de minis no jantar-derby de ontem). Mas já que fiz uma maratona com três pratadas de massa no lombo, achei que estava imune a peripécias gastro em plena prova.

Ah vil alimento! Ah seu monte de gula pecaminosa com óleo nos mais ínfimos recantos!


A viagem Lisboa- Setúbal fez-se tranquilamente e apenas me arrependo ter deixado o carro em cascos de rolha. O meu desconhecimento da geografia sadina fez-me achar que, vendo o mar, a partida era "já ali". E de facto era...a uns bem medidos dois quilómetros. Mas tudo se faz. A pé.

Após o encontro com os restantes Pernas de Gafanhoto e de me ter cruzado com algumas caras conhecidas do universo bloguistico-corredor em pleno aquecimento, a prova propriamente dita, começou. Inicialmente tentei imprimir um ritmo animado, a rondar os 05:10, o que consegui até ao km 4, onde o devaneio alimentar da véspera fez questão de me mostrar que já não tenho idade para comer que nem um javali, ainda para mais, com uma montaria deste calibre no dia seguinte. Pensei seriamente em desistir ali, a descer, junto ao Estádio do Bonfim, num belo dia de Sol. Mas depois pensei melhor e achei que fazendo um pouco de hiper-ventilação até ao próximo abastecimento a coisa melhorasse. E melhorou.

Com a água aos 5km, o salmão deve-se ter sentido nos mares do norte outra vez e lá me deixou continuar a fazer a minha meia-maratona descansado. Foi talvez a partir dai que comecei realmente a tirar gozo desta prova. Uma prova extremamente bem organizada, com água e simpatia a jorrar nos vários abastecimentos e um apoio do público que, embora não chegue aos calcanhares de uma Corrida das Fogueiras, primou pela simpatia e o incitamento aos heróicos atletas que optaram por correr no asfalto em detrimento de ir fazer fotossíntese para uma praia qualquer.

A prova é tipicamente centrada num longo rectão, a estrada da Mitrena,  que, embora plano, tem aqui e ali algumas subidas em forma de viaduto. Não senti essa parte do percurso monótona e apenas na parte final da recta senti algum calor (e um ameaço de escaldão no pescoço - evitado metendo o boné com a pala para trás - um mitra na Mitrena, pensei eu para mim quando me apanhei em tão rebelde figura).

No regresso à Avenida Luísa Todi, ainda tentei baixar da 1h48m, mas o esforço para domar o salmão no início da prva deixou mossa e acabei com 1:48:12, o que, tendo em conta a minha baixa de forma, a má alimentação e os seus reflexos hoje, não deixa de ser uma boa marca. :)

Para o ano conto certamente voltar, esperando um tempo menos quente. TRata-se de uma prova muito agradável de se fazer, com um bom ambiente, excelente organização e uma bonita paisagem ao longo de (quase) todo o percurso.






9 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente resultado! :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Estás um poeta no teu relato hoje! :) "Um mitra na Mitrena" - quase poderia ser o subtítulo do post - uma epopeia corrida da cidade de Setúbal! ;)
    Parabéns pelo tempo, com o calor que fez, não deve ter sido fácil!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devo ter sido possuído pelo fantasma do Bocage. Em conjunção com o salmão, deu nisto :)

      Não foi fácil, mas é como o João bem sublinhou no post dele, o treino mental faz toda a diferença em provas como esta.

      Bjs, obrigado

      Eliminar
  3. Um artigo escrito com muito humor :)
    Parabéns pelo excelente resultado. Tendo em conta os vários factores foi mesmo um super resultado!

    Foi a primeira vez que fui correr a Setúbal e gostei bastante. Só dispensava o calor e aquela longa recta, mas de resto a prova estava bem organizada e sem falhas.

    Beijinhos e bons treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!

      Parabéns pelo desempenho... não sei quanto fizeste, mas quando me cruzei contigo ias num ritmo que sim senhora :)

      Bjs, bons treinos!

      Eliminar
  4. Grande prova sim senhor!! Mesmo com asneiras alimentares e um calor daqueles, fizeste um brilhante tempo!!

    Eu ainda não foi desta... a partir dos 16 km comecei a quebrar... enfim, agora é começar a preparar a próxima, que se tudo correr bem, será a do Porto! :-D

    Abraço e boas corridas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!

      Era difícil fazer grandes tempos, com o calor. Numa meia mais fresca baixas das 2h sem problemas. Como a Corrida do Tejo este ano é a 15/09 (mesmo dia da Meia do Porto) não queres antes trocar essa meia pela da ponte Vasco da Gama (06/10)?

      Abraço

      Eliminar
    2. A meia do Porto, ainda está em planeamento... era mais naquela de ir passear até ao Porto e aproveitar para correr! mas tudo depende do orçamento na altura lol

      Quanto a trocar, és capas de ter razão, mas de qualquer forma, devo-me tentar inscrever nas duas... vamos lá ver como vai ser este fim de época!!

      Abraço e boas corridas!

      Eliminar